Região Serrana
Projeto

Parque Tecnológico em debate em Três Rios

Encontro reuniu representantes de instituições públicas, privadas e acadêmicas para estruturar centro de inovação no Centro-Sul Fluminense.

Compartilhe:
30 de setembro de 2025
Sara Oliveira
Parque Tecnológico em debate em Três Rios
Diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial destaca união de esforços locais para impulsionar o desenvolvimento tecnológico no Centro-Sul Fluminense. (Foto: Divulgação)

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participou, na última sexta-feira (26), de uma agenda estratégica em Três Rios para debater a criação do Parque Tecnológico da região. O encontro, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e pela Prefeitura Municipal, reuniu parceiros em torno da proposta de estruturar um novo centro de inovação no Estado.

A reunião contou com representantes da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Instituto Raízes, Instituto Oscar Niemeyer, Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Centro-Sul Fluminense, Fundação Getulio Vargas (FGV), OAB, além de empresas e startups locais.

A diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida, foi recebida pelo diretor-presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE) e 1º vice-presidente da FIRJAN, Carlos Erane. A ABDI e o SIMDE mantêm um Acordo de Cooperação Técnica que fortalece ações conjuntas em inovação e desenvolvimento industrial.

O projeto do Parque Tecnológico já possui uma concepção preliminar e uma rota tecnológica definida, incluindo incentivos fiscais para atração de investimentos. O objetivo é impulsionar setores estratégicos para o Centro-Sul Fluminense, como alimentação, metalmecânico, plástico, ferroviário, aeroespacial e Indústria 4.0.

O potencial do Parque Tecnológico

Durante sua fala, Perpétua Almeida destacou o potencial do projeto para reter talentos, fortalecer a indústria local e promover expansão urbana organizada, com geração de emprego e renda. Ela ressaltou ainda a sintonia da iniciativa com as diretrizes da Nova Indústria Brasil (NIB), que preza pela sustentabilidade e inclusão social.

A diretora também apontou as vantagens competitivas de Três Rios, em especial a articulação entre instituições locais, a prefeitura e a FIRJAN. Segundo ela, a criação de um consórcio intermunicipal, envolvendo cerca de dez municípios vizinhos, pode ampliar o impacto regional.

A agenda reforça o compromisso da ABDI em promover a interiorização da inovação no Brasil, estimulando ecossistemas produtivos que contribuam para o desenvolvimento sustentável.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */