No próximo sábado (18), das 9h às 18h, a Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, será palco de um dia inteiro de atividades culturais voltadas à valorização da literatura, da arte e dos saberes dos povos indígenas contemporâneos. A programação gratuita faz parte do XX Encontro de Escritores e Artistas Indígenas, evento que tem como foco o protagonismo dos próprios criadores na cena cultural.
Durante o Dia Cultural, o público poderá participar de oficinas de ilustração e grafismos, pintura para crianças, jogos culturais, contação de histórias, roda de poesia, apresentações musicais e experiências sonoras com instrumentos e cantos tradicionais. Também estão previstas conversas com escritores e escritoras indígenas, além de uma discotecagem que mistura sonoridades tradicionais e contemporâneas.
O idealizador do encontro, Daniel Munduruku, destacou a importância de celebrar os avanços conquistados nas últimas duas décadas. “Ao completar seu 20º Encontro, queremos celebrar os muitos avanços que foram acontecendo na sociedade brasileira, o aumento numérico de escritores e artistas indígenas, a abertura do mercado editorial e livreiro, as políticas públicas que se desenvolveram a partir desse feito, os prêmios e reconhecimentos recebidos pelos autores e autoras”, afirmou.
Para Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, o evento reflete o compromisso da instituição com a pluralidade cultural brasileira. “Trata-se de valorizar esses saberes como formas legítimas de produção de conhecimento e pesquisa. É o início de um diálogo e uma escuta junto às comunidades indígenas, com o objetivo de que acervos de escritores indígenas passem a integrar o Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Casa”, destacou.
Entre as atrações, estão apresentações de Oz Guarani, Silvan Galvão e Carimbó, além de atividades com Alexandra Krenak, Dauá Puri, e as escritoras Eliane Potiguara, Márcia Kambeba e Aline Pachamama. O evento é organizado pela Rádio Yandê, referência nacional em etnomídia indígena.
Idealizado por Daniel Munduruku, o encontro conta com execução da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Museu Nacional dos Povos Indígenas, sob coordenação da professora Claudete Daflon. A programação principal acontece entre os dias 15 e 17 de outubro no Museu de Arte do Rio (MAR), encerrando-se no dia 18 na Fundação Casa de Rui Barbosa.
O evento integra a programação oficial do Rio Capital Mundial do Livro e é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura, em parceria com o Museu Nacional dos Povos Indígenas/FUNAI, Fundação Casa de Rui Barbosa e UFF, com apoio da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, Museu de Arte do Rio, Fundação Biblioteca Nacional e Unesco.
Serviço do Dia Cultural – XX Encontro de Escritores e Artistas Indígenas
Data: 18 de outubro de 2025
Horário: das 9h às 18h
Local: Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente, 134, Botafogo, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3289-4600
Entrada gratuita
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.