*Por Paulo Marinho
Resignado e triste, o ex-presidente Jair Bolsonaro, durante almoço comemorativo aos 15 anos de sua filha, na última sexta feira, em sua residência, onde cumpre prisão domiciliar, determinada pelo ministro Alexandre Moraes, pode sentir o quanto sua popularidade vai caindo aos poucos.
Os convidados, já não eram os mesmos de dois anos passados. Velho Aurélio, meu pai dizia: “O caos, não tem nome, mas todo cuidado ele te leva ao fundo do poço sem você perceber “.
Jovelina “eterna” Pérola Negra

Década de 1980, o Rio de Janeiro fervilhava à noite, tudo rolava na cidade. Ricardo Amaral, Mario Priolli, Chico Recarey comandavam os entretenimentos, noves fora de teatros, jornais, revistas e colunistas sociais demarcavam badalações diuturnamente divulgadas e muitas histórias.
Faço este longo, mas saudoso, preâmbulo, para lembrar a ” Rainha do Pagode” Jovelina Pérola Negra, cantora, cuja sinceridade, honestidade, eram marcantes na sua personalidade. Por não ter passagens frequentes em bancos escolares, Jovelina, por vezes, cometia alguns deslizes e confundia alhos com bugalhos. Vamos ao fato:
Ronaldo Boscoli, atribuiu ao saudoso Milton Gonçalves, mas na realidade ele idealizou a história. Jovelina entrou para rol das cantoras que melhor interpretava o segmento musical “Pagode” e com apoio de Chico Recarey, o Asa Branca, na Lapa, passou lotado durante meses, chegando ao ponto de quem quisesse assistir seu show, os ingressos só com cambistas a preço acima do estabelecidos.
Eis que, Jovelina, moradora na Penha, cansada dos pedidos de seu vizinho, Zé Odorico, para ver seu show e ele, inflamado pelas chamadas na televisão para o show, pedia o quase impossível à artista, “quando posso assistir você?”. Foram muitos pedidos até que um dia a Jovelina decidiu: “vou colocar seu nome na lista dos convidados, pode ir lá, você e sua mulher”.
Animado, Zé Odorico partiu – dia e hora marcada – para o Asa Branca, na Lapa, com a mulher. Chegando – pacientemente – entrou na fila dos convidados e para surpresa sua, seu nome não constava na lista. Entre triste e constrangido, ia embora, quando um amigo – também – convidado sabendo da situação pediu para ele esperar enquanto iria falar com Jovelina.
Resposta veio: ela esqueceu de incluir seu nome, mas pediu para falar com o porteiro que ela havia permitido seu ingresso, o porteiro negou alegando que tinha ordem do Chico Recarey para deixar entrar quem estava com nome na porta. Sabedora, Pérola Negra – faltavam 10 minutos para começar o show -, saiu do camarim percorrendo toda Casa – lotada e já na portaria, ignorando o porteiro que barrava seu convidado, gritou, “Zé Odorico, Odorico, entra, entra, entra”.
Odorico entrou, mas o porteiro alertou, “dona Jovelina, vou deixar entrar, mas vou botar no seu borderô”. Enfurecida, Pérola Negra, retrucou, ‘ você é muito abusado, nem meu marido colocou no meu borderô e não é você, seu sem-vergonha, ordinário, que vai fazer isso. Amanhã, o Chico vai saber deste seu desrespeito com uma artista que lota e dá prestígio à Casa. Não entro aqui mais com você na portaria.
Após o desabafo, Jovelina voltou ao camarim, fez o show, pediu desculpas ao público pelo seu atraso e foi aplaudida de pé. Detalhe: o porteiro no dia seguinte não estava ocupando sua função. Tudo porque botou no borderô o nome do convidado da Jovelina Pérola Negra. Parafraseando Galvão Bueno, “Pode isso, Arnaldo!!!!!!!
Gilsse Campos & Edson Mardine

Esta coluna do Conexão Fluminense conseguiu reunir dois “bambas”, cujas áreas de atuações são distintas: jornalista Gilsse Campos e o colecionador Edson Mardine, com mais de mil quadros expostos.
Nesta quarta-feira (22), o diretor da Luz Publicidade, Marcos Luz, a professora Aspásia Camargo e Hare Cristina, atriz e da UFRJ, estarão conhecendo pela primeira vez a iniciativa do “Rei dos quadros” , “mestre”, Edson Mardine, no Flamengo.
Curtinhas
- Política como ela é: terminando o quarto mandato do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, o ministro FLÁVIO DINO será novo comandante do PT. Deixa o Supremo. O tempo dirá.
- A sede do TRE não funciona mais na presidente Wilson.
- Infelizmente o futebol brasileiro está nas mãos de irresponsáveis dirigentes que ganham dinheiro em conluio com empresários aproveitadores.
- O Deputado DIONÍSIO LINS precisa tratar bem seus apoiadores. O toque também serve para sua esposa vereadora VERA LINS.
- Aviso aos navegantes: esqueçam a volta do CANECÃO.
- Através de empresários, REINALDO aproveita muito bem a oportunidade que o Mirassol lhe dá. Resultado: 3 a 0.
- Quem vai acreditar no presidente da ALERJ, RODRIGO BACELLAR, ao assumir interinamente o governo do estadual, demitindo Washington REIS. Política não se faz assim garoto.
- CRISTOVAM BUARQUE, cotado para assumir cadeira na Academia Brasileira de Letras. Merece.
- MERVAL PEREIRA, de férias em O Globo, estendeu seu mandato por mais um ano, como presidente da Academia Brasileira Letras.
- Nesta terça feira, recomendo ir ao Clube Municipal entre 18h e 23h, para curtir a roda de samba, “Já deu certo”, iniciativa vitoriosa da dupla CESAR DAFLON & LUIZINHO PAREDES.
- Quem matou ODETE ROITMAN Certamente: JOSÉ CARLOS ARAÚJO, ANTÔNIO CARLOS e CLOVIS MONTEIRO.
- Modificações na Tv Globo não atingem MIGUEL ATAHIDE, diretor de jornalismo das Organizações Globo.
- Pesquisas apontam Lula ganhando 2026, em todos os cenários. Com esse Congresso que está aí!!! Vai ser mole.
- Rádio CBN, com CÁSSIA GODOY e MILTON YOUNG, preocupados com audiência apesar da divulgação no jornal.
- Obrigado vereador LEONEL DA ESQUERDA, pelo retorno.
- Desembargador SIRO DARLAN continua coerente ao incentivar e criar Academia Brasileira do Cárcere.
- Está chegando ao fim o lobby da indústria farmacêutica. Vários parlamentares, em Brasília, envolvidos.
- Vergonha: futebol brasileiro cai para sétima posição no ranking da FIFA, perdendo para Japão.
- Inspirando cuidados com a saúde LUIZ CARLOS BARRETO, ZUENIR VENTURA, CARLOS ALBERTO PARREIRA, AZIZ AHMED e ESPEZIM BERMUDA NETO. Resta rezar.
- Sempre preconceito: como são ruins essas apresentadoras de jogos esportivos, hein!
- Dia dos comerciários. Parabéns a todos
- EDUARDO PAES assistiu ao final da novela Vale tudo, em um bar na Tijuca. Saiu decepcionado. Eu também, prefeito.
Por hoje é só. ELSO VENÂNCIO, um abraço. ADEMIR do ESPÍRITO SANTO, cautela. Doutor LEONARDO ARAGÃO, cuidado com a gripe.

*Paulo Marinho é jornalista, apresentador do programa 100% Educação que vai ao ar segunda a sexta-feira, das 08 às 12h.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.