Baixada Fluminense
Limpeza

Operação “Cidade Limpa” já removeu mil sucatas das ruas de Nova Iguaçu

Em dez meses, ação da Prefeitura melhora o trânsito, reduz riscos à saúde e contribui para o meio ambiente.

Compartilhe:
20 de outubro de 2025
Sara Oliveira
Operação “Cidade Limpa” já removeu mil sucatas das ruas de Nova Iguaçu
Prefeitura de Nova Iguaçu retira cerca de mil veículos abandonados e sucatas das ruas. (Foto: Divulgação/PMNI)

A operação “Cidade Limpa” vem transformando as vias públicas de Nova Iguaçu, cidade da Baixada Fluminense. Em apenas dez meses, cerca de mil sucatas e carcaças de veículos abandonados foram retiradas pela Prefeitura. A ação é conduzida pelas Secretarias Municipais de Ordem Pública e de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, com o objetivo de garantir mais fluidez no trânsito, segurança para pedestres e reduzir riscos ambientais e à saúde pública.

Nesta semana, as equipes das duas secretarias realizaram mais uma etapa da operação no bairro Comendador Soares. Na Rua Pôrto Carrito, duas sucatas que bloqueavam parte da via e a passagem de pedestres foram removidas. Mesmo após notificação, o proprietário se recusou a fazer a retirada.

Mais de mil veículos foram notificados na Operação “Cidade Limpa”

“Notificamos 1.285 veículos ao longo desse período. Cem foram levados para o depósito municipal e os demais retirados pelos próprios donos. Nosso trabalho é verificar as denúncias, identificar as carcaças, aplicar o adesivo de notificação e conceder 72 horas para a remoção. O importante é a conscientização. A cidade precisa estar limpa e segura”, afirmou o secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Fernando Bastos.

Segundo o secretário, ainda há veículos notificados pelas ruas aguardando que os proprietários façam a retirada. São considerados passíveis de remoção os automóveis deteriorados, sem condições de locomoção ou abandonados em vias públicas. Além da poluição visual, essas carcaças podem causar danos ambientais, contaminando o solo e a água com vazamentos de óleo, combustível e fluido de freio, além de liberar gases tóxicos e partículas poluentes durante a decomposição.

Os veículos recolhidos são levados para o galpão municipal, onde permanecem à disposição dos proprietários. Após a remoção, o dono tem 30 dias para reaver o veículo antes que o bem possa ser vendido como sucata.

Além de liberar calçadas e ruas, a operação também elimina possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, reforçando o compromisso da Prefeitura de Nova Iguaçu com a saúde e o bem-estar da população.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */