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Sesc RJ oferece curso gratuito na Central do Brasil

Capacitação em atendimento e serviços de alimentos é voltada a frequentadores do Restaurante do Povo e ministrada pelo Senac RJ.

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10 de novembro de 2025
Sara Oliveira
Sesc RJ oferece curso gratuito na Central do Brasil
Iniciativa oferece qualificação e apoio à inserção no mercado de trabalho. (Foto: Helio Melo)

Após formar mais de 100 pessoas no curso de Serviços de Limpeza, Higienização e Conservação de Ambientes — muitos já empregados após a capacitação —, o Sesc RJ abre, nesta segunda-feira (10), novas vagas para o curso gratuito Técnicas de Atendimento em Serviços de Alimentos e Bebidas, voltado prioritariamente a frequentadores do Restaurante do Povo Herbert de Souza, na Central do Brasil. A formação será ministrada pelo Senac RJ e tem como objetivo preparar os participantes para atuar em restaurantes, lanchonetes, hotéis e outros estabelecimentos do setor de alimentação.

Com carga horária de 18 horas, o curso abordará práticas de atendimento, comunicação com o cliente, boas práticas de manipulação de alimentos, postura profissional e hospitalidade. As aulas acontecerão nos dias 25, 26 e 27 de novembro e 2, 3 e 4 de dezembro, sempre às terças, quartas e quintas-feiras. Serão duas turmas de 20 alunos, nos turnos da manhã (9h às 12h) e da tarde (13h às 16h).

As inscrições estão abertas até 19 de novembro, no próprio Restaurante do Povo, localizado atrás da Central do Brasil. Para participar, é necessário apresentar documento de identificação (CPF). O curso é gratuito e voltado a pessoas em busca de oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Parceria entre Sesc RJ e Senac RJ

O Senac RJ será responsável pela formação técnica e pela condução das aulas, enquanto o Sesc RJ fará a mobilização, o processo de inscrição e o acompanhamento dos alunos. Além disso, o Sesc promoverá, às segundas-feiras, rodas de conversa sobre empregabilidade, com orientações sobre elaboração de currículos e preparação para entrevistas. A instituição também está firmando parcerias com empresas e órgãos públicos para facilitar a inserção profissional dos participantes.

Entre os alunos beneficiados por edições anteriores está Stefane Lima da Rocha, de 53 anos, que conheceu o projeto enquanto frequentava o Restaurante do Povo. Após concluir o curso de limpeza e conservação, foi contratada por uma empresa terceirizada que presta serviços de limpeza nas estações da SuperVia.

“O curso do Sesc foi maravilhoso. Aprendi uma profissão e, graças a isso, consegui um emprego na área de limpeza da SuperVia. A professora era muito dedicada e o projeto realmente muda a vida de quem precisa de uma oportunidade”, contou Stefane.

Segundo levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Estudos (IFec), realizado em setembro do ano passado, 14,4% dos frequentadores do Restaurante do Povo estão desempregados há menos de seis meses, enquanto 18% estão sem trabalho há até dois anos e 67,6% há mais de dois anos. O estudo também apontou que 32,3% estão em busca ativa de emprego, representando um público com grande potencial para requalificação.

“Nosso compromisso é criar oportunidades reais para que as pessoas possam reconstruir suas trajetórias com dignidade. Projetos como esse mostram que é possível transformar uma ação social em um instrumento de inclusão produtiva”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

A iniciativa integra o Projeto Sesc+ Social, que busca promover inclusão e transformação social por meio da geração de renda, capacitação e desenvolvimento pessoal para pessoas em situação de vulnerabilidade.


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