O Centro Cultural PGE-RJ, localizado no Centro do Rio, abre, nesta quarta-feira (19), a exposição “Riscar o Chão”, que articula linhas e traços de gravuras com fotografias que registraram os movimentos dos corpos dos sambistas que “riscam o chão” da avenida. A mostra é realizada pelo Sesc RJ e tem entrada franca.
Reunindo mais de 50 obras, a exposição apresenta serigrafias e litogravuras de Abelardo Zaluar, Alfredo Volpi, Athos Bulcão, Carlos Scliar e Dionísio Del Santo, parte do acervo do Sesc RJ. Também integra a mostra um conjunto de fotografias dos artistas convidados Guy Veloso e Vítor Melo, registradas durante edições do Carnaval no Rio de Janeiro. Antes de chegar ao Centro Cultural PGE-RJ, “Riscar o Chão” passou pelo Arte Sesc, no Flamengo, e pelo Sesc Grussaí.
Com curadoria de Marcelo Campos e Leonardo Antan, a exposição propõe um diálogo entre gravuras e fotografias que evidenciam técnica, engenhosidade e evolução dos corpos no Carnaval. A proposta aproxima geometria e figuração, linhas e cores, destacando vínculos entre arte, corpo, cultura e identidade brasileira.
As obras de artistas modernos, como Zaluar, Volpi, Bulcão, Scliar e Del Santo, representam a força e diversidade da produção gráfica nacional, estabelecendo conexão com os gestos e movimentos que inspiram as fotografias do Carnaval. Em complemento, os fotógrafos convidados ampliam a discussão com olhares contemporâneos: Guy Veloso explora a dimensão espiritual e o gesto coletivo, enquanto Vítor Melo registra expressões afetivas e cenas do cotidiano carnavalesco.
“O pensamento elaborado por artistas do Carnaval, embora muitas vezes visto como distante de outras formas de arte, constitui um importante discurso sobre o país. O universo plástico das artes institucionais e o pensamento de artistas-carnavalescos sempre estiveram em sinergia, reinventando possibilidades de país nas telas e nas avenidas”, afirma o curador Marcelo Campos.
Serviço da exposição “Riscar o Chão”
Local: Centro Cultural PGE-RJ (Rua Primeiro de Março, S/N, Praça XV, Centro)
Período de visitação: 19/11 a 28/02/2026
De terça a sábado, das 10h às 18h (exceto feriados)
Entrada franca
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.



