Uma pessoa foi presa e outras sete foram conduzidas à delegacia durante uma operação realizada pela Light em parceria com a Polícia Civil, na última quinta-feira (13), nos municípios de Mesquita e Nilópolis, na Baixada Fluminense. O objetivo foi identificar e coibir ligações clandestinas de energia elétrica, conhecidas como “gatos de luz”.
Durante a ação, um caso chamou a atenção: em uma padaria de médio porte foi encontrada uma fraude capaz de abastecer cerca de 50 residências. Entre os estabelecimentos vistoriados também estavam restaurante, casa de carnes, loja de roupas e fábrica de gelo, todos com o mesmo tipo de irregularidade.
Ao todo, foram executados 1.988 serviços, incluindo inspeções, cortes e regularizações, além de 25 atendimentos na Agência Móvel da Light. As equipes identificaram ligações ilegais que desviavam energia antes da medição, caracterizando furto de energia — crime previsto no artigo 155 do Código Penal. No total, foram recuperados 230 MWh, quantidade suficiente para abastecer aproximadamente mil residências durante um mês.
Segundo Jéssica Almeida, gerente de Serviços Comerciais da Light, o enfrentamento às fraudes é essencial para garantir um sistema elétrico mais seguro. “O combate ao furto de energia é fundamental para assegurar mais estabilidade e confiabilidade no fornecimento. Por meio de nossas ações, buscamos regularizar o acesso à energia, proteger a comunidade e fortalecer um sistema elétrico mais eficiente e seguro para todos”, afirmou.
Cerca de 500 profissionais participaram da operação
A operação reuniu mais de 500 profissionais e contou com o apoio da Delegacia de Defesa de Serviços Delegados (DDSD), do 20º Batalhão da Polícia Militar, do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) e de peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE).
De janeiro a outubro de 2025, a Light regularizou quase 2.400 ligações clandestinas e normalizou mais de 118 mil instalações irregulares em comércios e residências. No período, foram recuperados 132 GWh de energia — o suficiente para abastecer 54 mil residências por um ano.
Mesmo com ações frequentes, o furto de energia segue como um dos principais desafios da companhia. O prejuízo anual é estimado em R$1,3 bilhão, valor que poderia ser investido em melhorias na rede elétrica. Atualmente, a cada 100 clientes regulares da Light, 40 realizam ligações irregulares.
Além do impacto financeiro, os “gatos” provocam sobrecarga nos equipamentos. Entre dezembro de 2024 e abril de 2025, 1.320 transformadores foram queimados por excesso de demanda, afetando 400 mil clientes com interrupções de energia.
Para reforçar o combate ao crime, a Light mantém parceria com o Disque-Denúncia. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone (21) 2253-1177, disponível 24 horas por dia.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.



