Região dos Lagos
Encontro

Conferência definirá rumos do orçamento em Rio das Ostras

Evento elegerá novos conselheiros e reforça o papel da sociedade civil no planejamento municipal.

Compartilhe:
24 de novembro de 2025
Sara Oliveira
Conferência definirá rumos do orçamento em Rio das Ostras
Prefeitura incentiva a participação orçamentária por meio da Conferência de Planejamento. (Foto: Divulgação/PMRO)

A sociedade civil de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, terá papel decisivo na construção das políticas orçamentárias do Município durante a X Conferência Municipal de Planejamento e Orçamento Participativo, que será realizada neste mês, das 8h às 12h15, na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, no Parque Zabulão.

O encontro definirá os novos integrantes do Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativo (CMPOP) para o biênio 2026-2027. Para participar do pleito, os interessados devem realizar o credenciamento entre 8h e 9h30, apresentando documento de identidade e comprovante de residência. Representantes de associações de moradores precisam também apresentar CNPJ e cópia da ata da diretoria.

Programação da Conferência inclui palestra e espaço para manifestações dos participantes

Após a solenidade de abertura, a programação inclui a palestra “Orçamento Participativo e Gestão Orçamentária Participativa: institucionalização e desafios da participação popular no ciclo orçamentário”, ministrada pelo professor e doutor em Sociologia Política, Nilo Lima de Azevedo, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O evento também reserva um momento para manifestações dos participantes, reforçando o caráter democrático da iniciativa.

O ponto alto da Conferência será a eleição dos novos conselheiros do CMPOP, que terão a missão de fiscalizar e contribuir ativamente na formulação do orçamento municipal, garantindo que as demandas da população sejam encaminhadas à Administração.

A Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel fica localizada na Rua Bangu, 1615, no Parque Zabulão.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */