Política
Desenvolvimento

Evento consolida Rio como referência global em diversidade energética

Capital Fluminense recebe nesta quarta-feira o NeoVerde Vision – Seminário de Energias Limpas do Estado do Rio de Janeiro.

Compartilhe:
24 de novembro de 2025
Evento consolida Rio como referência global em diversidade energética
Com obras paralisadas, Angra 3 tem potencial de transformação da matriz energética fluminense.

O Rio de Janeiro recebe nesta quarta-feira (26) o NeoVerde Vision – Seminário de Energias Limpas do Estado do Rio de Janeiro, no Campo Olímpico de Golfe, na Barra da Tijuca. O evento apresenta a programação oficial de debates que reforçam a ampla matriz energética fluminense e a colocam como referência global na chamada “diversidade energética”.

Reunindo líderes públicos e privados, o seminário discutirá o futuro de fontes como biogás, biometano, solar, gás natural, nuclear, biocombustíveis e energia offshore. A abertura, às 9h, contará com autoridades como o governador Cláudio Castro, o secretário estadual de Energia e Economia do Mar (Seenemar-RJ), Cássio Coelho, o desembargador Werson Rêgo, o vice-presidente da ABRAMPA, Vinicius Lameira Bernardo, e a juíza Admara Schneider, além de representantes de empresas patrocinadoras, como Katia Repsold (Naturgy Brasil) e Beyza Özdemir (Karpowership).

Segundo Sérgio Coelho, subsecretário adjunto de Energia do Estado, o Rio possui condições únicas para liderar a expansão da energia eólica no mar. “É um oceano de oportunidades que exige um marco regulatório sólido e o fortalecimento da cadeia de suprimentos para consolidar o estado como um hub de energia azul no futuro”, afirmou.

O Superintendente de Portos, Terminais e Assuntos Nucleares da Seenemar, João Leal, falou sobre a oportunidade gerada com o evento. “O Campo Olímpico de Golfe, na Barra da Tijuca, sedia nesta quarta-feira, a partir de 9h, um marco histórico. Será o dia em que, considerando dentre outras entregas, como o do Mapa das Energias Limpas, o Estado do Rio de Janeiro se consagra como a Capital da Diversidade Energética do Mundo”.

Os debates começam às 10h, com painéis técnicos que abrangem toda a cadeia energética do estado:

  • 10h – Painel 1: Biogás e Biometano – Mediação: Carolina Oliveira (Superintendência de Eficiência Energética).
  • 11h – Painel 2: Nuclear – Mediação: João Leal (Coordenação de Energia Nuclear).
  • 12h – Painel 3: Oceano de Oportunidades – Mediação: Sérgio Coelho, subsecretário de Energia.
  • 14h30 – Painel 4: Gás Natural – Mediação: Hugo Aguiar, superintendente de Óleo e Gás.
  • 15h30 – Painel 5: Energia Solar – Mediação: Mario Badiola, superintendente de Energia Elétrica.
  • 16h30 – Painel 6: Biocombustíveis – Mediação: Irini Tsouroutsoglou, diretora da ABEN.

O evento se encerra às 17h30, com um coquetel de networking para integração entre representantes do setor público, empresas e especialistas.

O NeoVerde Vision é realizado pela Fundação Rede Criativa e conta com patrocínio de Naturgy, Karpowership e Light. O evento também recebe apoio institucional da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR), do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da ABEEólica, da ABiogás e da Prefeitura de Macaé.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */