Quando e onde tirei essa foto? Nem lembro mais. Foram muitos os momentos de amizade, trabalho e aconchego com esses meus amigos, mestres e heróis da cultura brasileira. É um foto sem legenda. E só uma homenagem que sai do meu coração para Ziraldo, Ancelmo Góes e Zuenir Ventura.

Encontro o meu amigo Neguinho da Beija Flor e o seu sorriso ilumina o terceiro andar do Shopping Riosul. As pessoas passam e acenam e eu percebo que, ao lado dele, estou em ambiente de pura alegria. Não posso definir Neguinho como sambista, compositor ou cantor. Ele vai além, fura a bolha da fama e entra no campo magnético das Celebridades. Ele está com Elaine, sua mulher, e ficamos recordando a noite em que eles se casaram, no meio de 120 mil pessoas, no intervalo do desfile da Beija-Flor no Sambódromo, em 2009. Eu estava lá e lembro da entrada dos padrinhos: o atual presidente Lula da Silva com Dona Marisa e Ricardo Cravo Albin. Mas, a fama não consegue mudar esse artista único, genial. É o mesmo sempre, com seu sorriso puro que atrai seu público e enche de vaidade a todos os seus amigos.

Quanto vale apostar no futuro de alguém que nasce em terra sem lei? No Brasil, o risco social é enorme para muitas crianças em situação de rua ou vivendo expostas a tiroteios e violência urbana. Yvone Bezerra de Mello é a nossa fada, que enfrenta os traumas e bloqueios de crianças e adolescentes e os acolhe no seu Projeto Uerê. Ela me conta sobre o sucesso de sua recente temporada em Paris, para onde levou seus alunos da Camerata Uerê. Eles fizeram várias apresentações, inclusive no Palácio de Versailles, no Jardin de Luxenbourg e na Salle Napoleòn. Os custos da viagem foram levantados em organismos internacionais.

Só a jornalista Yacy Nunes consegue encher um restaurante de amigos nas festas de adesão para o seu aniversário. Todo ano, a elite da imprensa do eixo Rio-Brasilia , coloca o papo em dia na festa de Yacy. Esse ano, ela escolheu o Boteco Rio`s , no Leme. A festa começou cedo e acabou já na madrugada e todos elogiaram as delícias do Chef Ezequiel e as carnes e linguiças do chapeiro Digão. O preço é justo e os pães de alho são imperdíveis. Na foto, a amada jornalista com Miro Teixeira, um político querido dos eleitores cariocas que já o elegeram onze vezes para o Congresso Nacional. Acho um luxo essa minha foto.

Essa linda porta, na entrada do Beco do Boticário, no Cosme Velho, nos leva ao mundo do Sergio Zobaràn. Aqui fica a galeria de Design GOZTO, a morada do melhor Design brasileiro, onde o Sergio recebe o seu imenso público para o convívio íntimo com artistas especialíssimos que lá apresentam peças únicas de joalheria, mobiliário e artes visuais. Agora, a GOZTO apresenta Prata da Casa, exposição de vários artistas com peças de Cerâmica e Porcelana. Imperdível.

As amigas Suely Bedran, Sumaya Neves e Constança Jonqua aqui estão, lavando a louça na minha cozinha. E também limparam o fogão e passaram pano no chão. Ninguém discute, ninguém reclama. O mundo mudou. Bola pra frente.
Eu aposto:
- A semana da Black Friday vai bombar e colocar multidões na rua e as chances de emprego disparam. Quem tiver interesse, vai correndo no site da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda que estão anunciando 1832 vagas de trabalho espalhadas pela cidade. A inclusão também segue garantida, com 437 vagas destinadas a pessoas com deficiência.
- O Programa BRT Seguro acaba de alcançar a marca de 5 mil prisões desde sua criação, em 2021 — resultado de ações contra roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual. Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, a operação conta com mais de 400 agentes patrulhando diariamente os corredores do BRT e ajudou a reduzir em 90% o vandalismo nas estações. Outro trunfo do programa é o monitoramento do Centro de Controle e Operações da Mobi-Rio, que acompanha, 24 horas por dia, imagens de 2.205 câmeras espalhadas pelo sistema. Ao menor sinal de problema, as equipes são acionadas imediatamente.
- O meu médico Zé Roberto Barthoux foi muito claro quando me disse que só uma transfusão de sangue salvaria a minha vida no Hospital Pró Cardíaco. Fiquei curada após o procedimento e por isso eu sou a maior incentivadora da campanha do Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, que abre as portas para doadores no Centro Carioca do Olho. Trata se de uma parceria com o Hemorio, que abastece mais de 200 hospitais da rede pública. Salvar a vida de alguém é coisa muito séria.
- O leiloeiro Roberto Haddad já está com duas plataformas de clientes na internet. São quase cem mil pessoas, de todo o país, acessando os seus leilões online. A dedicação e seriedade de Roberto garantem o seu lugar no trono de grande fiador de uma parcela considerável da Sociedade, ou seja, todos aqueles que precisam tocar a vida em tempos difíceis.
- Eu não lembro de uma ideia mais inteligente do que essa do Hotel Jo&Joe, no Largo do Boticário: o projeto Mundo Lingo. Aos domingos, as pessoas vão chegando ao hotel a partir de 7 da noite para treinarem com os turistas, o idioma que estão estudando. O espaço é lindo e ideal para quem quer compartilhar toda sorte de informação e fazer novas amizades. O papo só acaba à meia-noite.
- Almocei com a Dra. Sumaya Neves no restaurante Gonza, no Jardim Botânico, e ela falou muito sobre a importância de consumir proteína, no mínimo, 3 vezes ao dia. Para quem não tem como preparar carne ou ovos à noite, ela aconselha os suplementos de whey protein, de qualquer marca. O sachê individual custa oito reais.
- Os novos impostos aplicados nas compras online estão trazendo as pessoas de volta às lojas de rua. O meu amigo Fauzi Bedran, terceira geração de comerciantes da rua da Alfândega no Centro do Rio, está animado com a sua loja Paraíso das Crianças. As pessoas estão voltando a frequentar o seu balcão para pedir um desconto! O público está voltando a comprar no Saara!
- Uma notícia maravilhosa: o Complexo Penitenciário de Gericinó tem agora salas de videoconferência para facilitar a vida de presidiários, funcionários e membros da justiça. Com segurança total, agilidade e economia, as salas funcionam todos os dias para oitivas, atendimento de Defensoria Pública e visitas familiares, especialmente crianças que não podem ingressar nas unidades prisionais. O Estado do Rio de Janeiro já é referência nacional em modernização penitenciária.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Quer contribuir para o giro e sugerir dicas de bares e restaurantes, pautas e outras delícias para a coluna? Envie um email para gilssecampos@gmail.com.