Opinião
Opinião
Opinião

O futebol é delas

Guilherme Schleder, secretário de Esportes do Município do Rio, fala sobre as ações que potencializam a força do futebol feminino

Compartilhe:
01 de dezembro de 2025
O futebol é delas
Meninas participam de jogo da Copa Delas no ano passado. Crédito: Divulgação

*Por Guilherme Schleder

Fala, galera! A Copa do Mundo feminina de futebol só começa em junho de 2027, mas a Prefeitura já voltou o olhar para o futebol feminino.

Nessa coluna, trago uma novidade: o projeto “Rio: capital do futebol feminino”, que vai ampliar o acesso de meninas ao futebol e o conhecimento sobre a modalidade; criar núcleos de futebol feminino e aumentar o calendários de jogos, torneios e ligas.

O projeto é uma das ações da Prefeitura do Rio para a Copa do Mundo feminina de 2027, mas não se resume ao evento. Ele dá continuidade a um trabalho de fortalecimento do futebol feminino que já vem sendo feito pela Secretaria Municipal de Esportes, com a Copa Zico feminina e a Copa Delas.

Inicialmente, o “Rio: capital do futebol feminino” será implementado em 10 Vilas Olímpicas da cidade, impactando cerca de 500 meninas de 10 a 16 anos, nas categorias sub-12 e sub-16. O início está previsto para fevereiro de 2026, em locais como Pedra de Guaratiba, Santa Cruz, Padre Miguel, Deodoro, Coelho Neto, Mangueira, Ilha do Governador, Vila Isabel, Alemão e Gamboa.

E temos uma parceira muito especial nessa empreitada: a ex-jogadora da seleção brasileira Duda, que já faz um grande trabalho com o projeto ABC da Bola há mais de dez anos.

Um detalhe importante é que esse projeto não é voltado apenas para a parte esportiva. Ele vai além das aulas de futebol e terá campanhas educativas de combate à violência e discriminação, palestras, acompanhamento psicológico e ações que incluirão as famílias das alunas, para fortalecer suas redes de proteção.

Gostaram da novidade? Vamos trabalhar todos os dias para que o futebol possa estar cada vez mais próximo das cariocas!


*Guilherme Schleder é secretário de Esportes do Município do Rio de Janeiro

Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */