Capital
Tradição

30ª edição do Trem do Samba acontece neste sábado (6) no Rio

Trens especiais vão ligar a Central do Brasil a Oswaldo Cruz para celebrar o Dia Nacional do Samba.

Compartilhe:
05 de dezembro de 2025
Sara Oliveira
30ª edição do Trem do Samba acontece neste sábado (6) no Rio
Evento terá shows, rodas de samba nos vagões e operação reforçada para ida e volta. (Foto: Divulgação)

A 30ª edição do “Trem do Samba” será realizada neste sábado (6), em comemoração ao Dia Nacional do Samba. Para receber o público esperado, a SuperVia vai operar trens especiais tanto na ida quanto na volta entre a Central do Brasil e Oswaldo Cruz, onde ocorre a festa.

A programação começa às 15h, no palco Dona Ivone Lara, montado na Central do Brasil. O anfitrião Marquinhos de Oswaldo Cruz se apresenta ao lado das velhas guardas da Vila Isabel, Salgueiro, Mangueira e Império Serrano, além de sambistas como Makley Matos, Gisa Nogueira, Didu Nogueira, Osmar do Breque, Ernesto Pires e Marquinhos Sathan.

Às 18h04, no horário em que Paulo da Portela costumava seguir para Oswaldo Cruz, têm início as rodas de samba dentro das composições que partirão direto da Central para o bairro. A primeira viagem, exclusiva para convidados, levará Marquinhos de Oswaldo Cruz e as velhas guardas. Em seguida, outros quatro trens sairão às 18h24, 18h44, 19h04 e 19h24, com grupos distribuídos pelos vagões para animar o trajeto. Todas as partidas ocorrerão pela plataforma 2. A celebração seguirá pelas ruas de Oswaldo Cruz com diversas atrações.

Na volta, haverá trens extras para a Central do Brasil (23h40, 0h20 e 1h10), Japeri (23h50, 0h30 e 1h) e Santa Cruz (0h, 0h40 e 1h20). O evento se inspira nas viagens de trem que Paulo da Portela e outros sambistas faziam no início do século 20 para escapar da repressão ao samba.

Como via funcionar o acesso à 30ª edição do Trem do Samba

O acesso aos trens do evento será permitido mediante a troca de 1 kg de alimento não perecível por uma passagem, limitada a 3 mil pessoas. A troca será realizada no stand do Mesa Brasil do Sesc, na Central do Brasil, das 13h às 19h. Também será possível embarcar utilizando um cartão da concessionária ou o Riocard Mais.

A iniciativa reforça a relação histórica entre o trem e o samba, já que muitas agremiações nasceram ao longo da linha férrea. A concessionária recomenda que os passageiros consultem o “Planeje sua Viagem” no aplicativo ou entrem em contato pelo telefone 0800 726 9494 em caso de dúvidas.

Por questões operacionais, os trens regulares partindo da Central do Brasil não farão parada em Oswaldo Cruz durante o evento. Passageiros com destino ao bairro deverão desembarcar em Bento Ribeiro e seguir no sentido oposto para retornar a Oswaldo Cruz.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */