O mercado cervejeiro segue em expansão no Rio de Janeiro. Um levantamento do Sebrae Rio, baseado em dados da Receita Federal, revela que o número de empresas ligadas à produção e comercialização de cervejas cresceu 17,6% no estado desde 2020 — resultado acima da média nacional, que registrou avanço de 12,7% no mesmo período.
Em todo o país, existem mais de 2,5 mil empresas do segmento. Cerca de 80% delas estão concentradas em seis estados: São Paulo (18,3%), Rio Grande do Sul (16,2%), Minas Gerais (14,9%), Santa Catarina (11,8%), Paraná (10,9%) e Rio de Janeiro (7,9%).
Para Raquel Abrantes, gerente de Mercado do Sebrae Rio, o crescimento acompanha o interesse crescente dos brasileiros pelo setor. “O nosso país é um dos maiores consumidores de cervejas do mundo. É natural que cresça o interesse de pessoas que queiram empreender neste nicho de mercado diferenciado. Precisamos incentivar, oferecer oportunidades e ampliar possibilidades de novos negócios para esses empreendedores”, afirma.
A distribuição do mercado cervejeiro no Estado
No Rio de Janeiro, o setor reúne 200 empresas dedicadas à fabricação de cervejas e chopes. Destas, 121 são microempresas, 50 classificadas como de pequeno porte e 29 de médio e grande porte.
A Região Serrana lidera a distribuição de empresas, concentrando 24% do total. Em seguida aparecem a capital (18%), o Médio Paraíba (13,5%), Centro-Sul (10%), Leste Fluminense (9,5%), Baixada Fluminense (8,5%), Norte Fluminense (5,5%), Região dos Lagos (5%), Noroeste Fluminense (3,5%) e Costa Verde (2,5%).
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.



