Região dos Lagos
Proteção

Patrulha Maria da Penha mantém ações em São Pedro da Aldeia

Atuação em 2025 incluiu acompanhamento de medidas protetivas, atendimentos emergenciais e ações educativas na Região dos Lagos.

Compartilhe:
15 de janeiro de 2026
Sara Oliveira
Patrulha Maria da Penha mantém ações em São Pedro da Aldeia
Patrulha Maria da Penha reforça ações de proteção a mulheres em São Pedro da Aldeia em 2026. (Foto: Ascom São Pedro da Aldeia)

Garantir proteção, acolhimento e fortalecer a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência seguem como prioridades da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, ao longo de 2026.

Em 2025, a Patrulha acompanhou 370 mulheres com medidas protetivas, realizando visitas regulares, orientações e monitoramento contínuo. O trabalho integrado resultou ainda em 21 averiguações de denúncias recebidas pelo Disque 180, reforçando a articulação com o sistema de justiça e a rede de proteção.

No atendimento direto às vítimas, foram registradas 212 ocorrências emergenciais e um abrigamento emergencial para preservar a integridade física de uma mulher em situação de risco. A equipe também efetuou 582 encaminhamentos ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam Daiana Borges) e três ao Conselho Tutelar.

Atividades educativas com a Patrulha Maria da Penha

Além das ações operacionais, a Patrulha investiu em atividades educativas. Ao longo do ano, foram realizadas 43 palestras de conscientização sobre direitos, prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher. O grupamento também participou de três encontros com grupos reflexivos voltados a autores de violência, com foco na responsabilização e na prevenção da reincidência.

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, a guarda civil municipal Rosana Andrade, ressaltou a importância da participação da sociedade no enfrentamento à violência e a continuidade das ações. “Seguimos em 2026 com o compromisso de proteger e acolher as mulheres. Denunciar é responsabilidade de todos e cada denúncia pode salvar vidas. Atuamos de forma permanente e integrada à rede de atendimento”, afirmou.

O contato com a Patrulha Maria da Penha de São Pedro da Aldeia pode ser feito pelo telefone (22) 99944-6157. O atendimento funciona 24 horas por dia, para ligações e mensagens.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */