Conexão Rio-BSB
Conexão Rio-BSB
Coluna

Neguinho fora, Benedita dentro!

O destaque da coluna nesta semana é a força de Benedita da Silva para ser o único nome do PT na corrida ao Senado no Rio.

Compartilhe:
16 de janeiro de 2026
Neguinho fora, Benedita dentro!
Benedita da Silva é o único nome cotado pelo PT para o Senado. Crédito: Marcelo Camargo / ABR

Por Nelson Lopes

Neguinho da Beija-Flor, o lendário intérprete do Carnaval carioca, desistiu de ser candidato ao Senado pelo PT, nas eleições deste ano. O nome dele era enaltecido e defendido pelo prefeito de Maricá, Washington Quaquá. Com isso, Benedita da Silva segue como o único nome cogitado pelo partido para o cargo. O nome dela é considerado forte, capaz de duelar em votos com o governador Cláudio Castro para o posto, e dificulta os planos da direita em fazer dois senadores nas eleições desse ano.

Mulher negra, periférica, com o apoio de Lula e decana na política, Benedita tem tanto respeito no campo da esquerda que o PSOL já pacificou que não terá candidato à Casa Alta para apoiá-la, caso se confirme a expectativa… É a Bené de volta à disputa para o Senado com apoio maciço da esquerda…


Crivella ainda sonha…

Sabem quem voltou a sonhar com tudo para a segunda vaga da direita ao Senado? O ex-prefeito Marcelo Crivella. Evangélico e ligado à igreja Universal, ele se coloca disponível e, em troca, oferece a consolidação do apoio do Republicanos à chapa de Flávio Bolsonaro…


Aliás, sobre Castro e Flávio…

O recado foi dado pelo senador Flávio Bolsonaro ao governador Cláudio Castro, nesta semana, em Brasília: ele é o candidato escolhido pelo pai para concorrer à presidência e a empreitada é considerada “irreversível”. Castro, ao ver que a candidatura não era “de festim”, é claro, se animou. Nada é mais conveniente para um candidato ao Senado do que estar no palanque de um presidenciável. Castro deve ser o grande cabo eleitoral do PL do Rio, ao viajar os estados e pedir votos para o primogênito de Jair Bolsonaro.


Pra tudo se acabar na quarta-feira

Mas definições mesmo sobre a sucessão de Castro, a segunda vaga do campo ao Senado, e quem fica com a Alerj a partir do ano que vem, só serão tomadas depois do Carnaval.

Até lá, Castro fará entregas e tentará capitalizar ao máximo as entregas do seu governo.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */