A menos de 20 dias do início oficial do Carnaval, Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, já vive o clima da folia com uma extensa programação pré-carnavalesca que segue até o dia 28 de fevereiro. Blocos de rua, rodas de samba, ensaios e shows estão distribuídos por diversos bairros da cidade e também pelo distrito de Farol de São Tomé. As atividades contam com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
Os festejos começaram na última quinta-feira (22), com a apresentação do Boi Maluco, na Praça do Parque Cidade Luz. Entre os próximos destaques estão o evento Relíquias do Carnaval, no dia 29, na quadra da Mocidade Louca, e a comemoração dos 47 anos do Grêmio Recreativo Escola de Samba Ururau da Lapa, marcada para o dia 30, na quadra da agremiação.
No dia 6 de fevereiro, dois eventos tradicionais movimentam a cidade: o Grito do Morrinho, a partir das 19h, no Parque Rosário, e a Batalha de Bois Pintadinhos, às 22h, na Rua 13 de Maio, no Centro. Outros blocos tradicionais, como a Banda Carmem Miranda, no dia 12, e o Boi Capeta, no dia 13, também fazem parte da agenda.
Fortalecimento do Carnaval de Campos
De acordo com a Subsecretaria Municipal de Turismo, o carnaval de rua de Campos tem se fortalecido nos últimos anos e se consolidado como um atrativo cultural e turístico, reunindo mais de 60 eventos cadastrados, entre manifestações tradicionais e novas iniciativas.
A FCJOL informou que dará apoio institucional a eventos como a Batalha de Bois, o Boneco Anastácio e o Boi Capeta. Além disso, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e do Fundo Municipal de Cultura, a Fundação apoia blocos como Carmem Miranda, Morrinho Berço do Samba e Bonita da Peste, com o objetivo de valorizar a diversidade cultural e fortalecer as tradições carnavalescas locais.
Em Farol de São Tomé, a programação pré-carnavalesca reúne atrações musicais e blocos de rua. Nos últimos dias, o distrito recebeu shows de artistas como Dudu Nobre e apresentações em trio elétrico. A agenda segue com rodas de samba, apresentações de artistas nacionais, como Jorge Aragão e Olodum, além de blocos tradicionais que desfilam ao longo do mês de fevereiro.
A programação completa inclui eventos em Campos, Farol de São Tomé e localidades como Tócos e Goitacazes, com atividades em diferentes horários e formatos, reforçando o caráter descentralizado da festa e ampliando o acesso da população às celebrações de pré-Carnaval no município.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.



