A Firjan Sul Fluminense sediou, na última quinta-feira (22), a Hora Técnica da Procuradoria do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), encontro considerado estratégico para o fortalecimento da gestão ambiental e do diálogo institucional na região do Sul Fluminense. A iniciativa foi promovida pela Superintendência Regional do Médio Paraíba do Sul do Inea e teve como foco o alinhamento de demandas jurídicas internas e externas, além da ampliação do conhecimento técnico aplicado às atividades ambientais.
O encontro reuniu servidores da Superintendência do Médio Paraíba (SUPMEP), representantes das unidades de conservação administradas pelo Inea — como o Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), o Refúgio de Vida Silvestre do Médio Paraíba (Revismep), o Parque Estadual da Serra da Concórdia (Pesc) e o Monumento Natural da Serra dos Mascates (Monamascates). Também participaram o diretor das Superintendências do Inea, João Pedro Paixão, e o superintendente regional do Médio Paraíba, Maurício Coelho Macedo.
Presidente da Firjan Sul Fluminense destacou a importância do diálogo
Na abertura, o presidente da Firjan Sul Fluminense e do Sindicer-MVP, Henrique Nora Junior, destacou a importância do diálogo permanente entre o setor produtivo e os órgãos ambientais, especialmente em uma região onde atividades tradicionais dependem diretamente de processos de licenciamento ambiental. Representando o segmento ceramista, ele mencionou os desafios relacionados à extração de argila, atividade histórica no Médio Vale do Paraíba, relevante para a geração de emprego e renda e condicionada às características territoriais da região.
O evento também contou com um momento de reconhecimento institucional. Henrique Nora Junior e o empresário César Vergílio, da Olaria São Sebastião, entregaram um certificado de congratulação ao superintendente Maurício Macedo, em reconhecimento à atuação da Superintendência Regional do Médio Paraíba, à qualidade técnica das equipes de licenciamento e fiscalização ambiental e à abertura ao diálogo com o setor produtivo.
A Hora Técnica reforça a importância da construção de soluções conjuntas que busquem conciliar desenvolvimento econômico, segurança jurídica e preservação ambiental, temas considerados centrais para o futuro sustentável do Sul Fluminense.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.



