Sul Fluminense
Encontro

Firjan Sul Fluminense sedia Hora Técnica da Procuradoria do Inea

Encontro reuniu servidores, gestores e representantes do setor produtivo para alinhar demandas jurídicas e fortalecer a gestão ambiental no Sul Fluminense.

Compartilhe:
28 de janeiro de 2026
Sara Oliveira
Firjan Sul Fluminense sedia Hora Técnica da Procuradoria do Inea
Na ocasião, Henrique Nora Junior, presidente da Firjan Sul Fluminense, homenageou Maurício Macedo, superintendente do Inea na região. (Foto: Divulgação)

A Firjan Sul Fluminense sediou, na última quinta-feira (22), a Hora Técnica da Procuradoria do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), encontro considerado estratégico para o fortalecimento da gestão ambiental e do diálogo institucional na região do Sul Fluminense. A iniciativa foi promovida pela Superintendência Regional do Médio Paraíba do Sul do Inea e teve como foco o alinhamento de demandas jurídicas internas e externas, além da ampliação do conhecimento técnico aplicado às atividades ambientais.

O encontro reuniu servidores da Superintendência do Médio Paraíba (SUPMEP), representantes das unidades de conservação administradas pelo Inea — como o Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), o Refúgio de Vida Silvestre do Médio Paraíba (Revismep), o Parque Estadual da Serra da Concórdia (Pesc) e o Monumento Natural da Serra dos Mascates (Monamascates). Também participaram o diretor das Superintendências do Inea, João Pedro Paixão, e o superintendente regional do Médio Paraíba, Maurício Coelho Macedo.

Presidente da Firjan Sul Fluminense destacou a importância do diálogo

Na abertura, o presidente da Firjan Sul Fluminense e do Sindicer-MVP, Henrique Nora Junior, destacou a importância do diálogo permanente entre o setor produtivo e os órgãos ambientais, especialmente em uma região onde atividades tradicionais dependem diretamente de processos de licenciamento ambiental. Representando o segmento ceramista, ele mencionou os desafios relacionados à extração de argila, atividade histórica no Médio Vale do Paraíba, relevante para a geração de emprego e renda e condicionada às características territoriais da região.

O evento também contou com um momento de reconhecimento institucional. Henrique Nora Junior e o empresário César Vergílio, da Olaria São Sebastião, entregaram um certificado de congratulação ao superintendente Maurício Macedo, em reconhecimento à atuação da Superintendência Regional do Médio Paraíba, à qualidade técnica das equipes de licenciamento e fiscalização ambiental e à abertura ao diálogo com o setor produtivo.

A Hora Técnica reforça a importância da construção de soluções conjuntas que busquem conciliar desenvolvimento econômico, segurança jurídica e preservação ambiental, temas considerados centrais para o futuro sustentável do Sul Fluminense.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */