A Prefeitura de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, realizou nesta sexta-feira (6) uma reunião para definir as ações de organização, trânsito e segurança pública para o período de Carnaval, que acontece entre os dias 13 e 17 de fevereiro. No mesmo dia, o município deu início à Operação Carnaval, voltada à intensificação das fiscalizações em diferentes pontos da cidade.
De acordo com a administração municipal, o encontro teve como foco o planejamento operacional dos dias de festa, incluindo a definição do itinerário dos blocos, o fechamento de vias, a organização do trânsito e as medidas de segurança a serem adotadas durante os eventos. O esquema prevê reforço no efetivo tanto no Centro quanto nos distritos, com atuação integrada da Polícia Militar, Polícia Civil, Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).
Também foi definida a intensificação da fiscalização de itens proibidos durante o Carnaval, como garrafas de vidro, caixas de som e equipamentos de som automotivo. Participaram da reunião representantes das secretarias de Governo e Eventos, Segurança Pública, Turismo, Ambiente, Cultura, SEMOPF, Serviços Públicos, Mobilidade Urbana, Gabinete, Procuradoria, IDAC, Defesa Civil, Procon e FIPAC.
Ainda conforme o planejamento, os Postos de Informações Turísticas (PITs) funcionarão diariamente durante o período carnavalesco. Agentes de trânsito e equipes de mobilidade urbana atuarão nos locais com maior fluxo de veículos e de pessoas.
Paralelamente ao alinhamento do planejamento, a Secretaria de Segurança Pública iniciou a Operação Carnaval, com ações de fiscalização e abordagens em diferentes áreas do município. A operação conta com a participação da ROMU, do Grupamento de Operações com Cães (GOC), do Proeis e do Grupamento de Trânsito (GTRAN), da Guarda Municipal.
Cerca de 150 veículos foram fiscalizados em Arraial do Cabo
Durante as primeiras ações, cerca de 150 veículos foram fiscalizados, incluindo dois ônibus da Auto Viação 1001, que passaram por inspeção com apoio de cães farejadores para detecção de entorpecentes, armas e munições. Veículos de passeio também foram submetidos à vistoria e à fiscalização de trânsito.
Como resultado, foram lavrados seis autos de infração e uma motocicleta foi removida para o depósito público devido a irregularidades. Segundo a Prefeitura, as fiscalizações têm como foco o combate ao transporte irregular de passageiros, motocicletas com descarga esportiva ou sem identificação, veículos com som automotivo sem autorização, entre outras infrações de trânsito. A Operação Carnaval seguirá ao longo de todo o mês de fevereiro.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.



