O deputado Vitor Junior (PDT) está pedindo uma CPI na Alerj para acompanhar o processo judicial de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos, que ficou conhecido como “Meninas de Guarus”, em Campos dos Goytacazes. As vítimas eram mantidas em cárcere privado para aliciamento e prostituição infanto-juvenil. “Vamos buscar informações sobre o porquê da grande maioria dos condenados está respondendo em liberdade”, enfatizou o deputado.
Depois do leite derramado
Diante das fortes chuvas que atingiram Duque de Caxias desde o último domingo, o deputado Arthur Monteiro (União) diz que está em contato direto com o governador para minimizar os impactos das enchentes em diversos bairros de Duque de Caxias. Mas moradores dizem que as ações preventivas foram ignoradas pelo parlamentar.
Alerj homenageia Tânia Rodrigues

Esta coluna se junta à Alerj e lamenta a morte da ex-deputada estadual Tânia Rodrigues, aos 75 anos, na última quarta-feira (11/02). Ex-vereadora de Niterói e também fundadora da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), Tânia deixa um legado na sociedade em defesa dos direitos da pessoa com deficiência e participação legislativa.
Título em excesso
Os deputados banalizaram mesmo o Título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. São centenas de pedidos de tombamentos aprovados todos os meses. Até a Charanga do Flamengo está sendo tombada, a pedido do deputado Rodrigo Amorim (União).
Parlamento Juvenil
A Alerj está com inscrições abertas para a 17ª edição do Parlamento Juvenil (PJ). O programa é feito em parceria com a Secretaria estadual de Educação. Podem participar adolescentes de 14 a 17 anos que estejam no 1º ou 2º ano do ensino médio da rede pública estadual. As inscrições seguem até 6 de março, pelo site da Alerj.
Chuvas
A deputada federal Daniela do Waguinho (União-RJ) esteve, na última semana, no Ministério Civil, em reunião com o secretário Wolnei Wolff, para tratar das fortes chuvas que atingiram municípios do estado do Rio de Janeiro nos últimos dias.
QR Code para bebidas
Tramita na Alerj projeto de lei que obriga estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas a disponibilizar ao consumidor um QR Code para verificação da autenticidade do produto. A proposta é assinada pelo deputado Daniel Martins (União).
Ele não desiste
Sem partido e de volta às redes, O ex-governador Wilson Witzel diz que vai concorrer novamente ao governo do Rio de Janeiro em 2026. Ele surpreendeu ao derrotar Eduardo Paes e se eleger governador, mas acabou tendo o seu mandato cassado.
Vergonha
“O Supremo é feito para ser um órgão colegiado. Isso é outra aberração no Brasil você ter decisões monocráticas, que ficam anos para serem apreciadas pelo plenário. Não vejo isso na Suprema Corte Americana”, de Maílson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda e ex-tesoureiro e ex-presidente da Caixa.
Será que é assim?
O delegado Andrei Rodrigues acaba de completar três anos no comando da Polícia Federal. Levantamento de combate ao crime revela que, nesse período, foram mais de 82 mil prisões, 80 mil investigados indiciados e mais de R$ 16 bilhões retirados do crime organizado. A PF também prendeu mais de 500 investigados no exterior e aqui no Brasil foram 135 os foragidos internacionais localizados pelos investigadores. Como Rodrigues vê a PF: “A Polícia Federal é uma instituição de Estado que não protege nem persegue e não se intimida diante de quem quer que seja”.
Até com creme?
A atriz Deborah Secco protagonizou um episódio surpreendente numa concentração carnavalesca à qual compareceu dentro de um grande bolo de creme, cercada por seguranças. Quando saiu do bolo, o sutiã soltou o fecho e os seios de Deborah viraram atração dos fotógrafos, enquanto ela tentava cobrir com creme e virar as costas. As fotos circularam no fim de semana pelas redes sociais devidamente saboreadas por seus admiradores. Detalhe: também havia fotos de costas quando Deborah usava apenas um fio dental, área da qual a atriz se orgulha em suas confessadas aventuras até na televisão.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

A coluna Capital Político é escrita por Sidnei Domingues, jornalista, advogado e apresentador de TV e Sérgio Braga, jornalista e colunista político.



