O Rio de Janeiro vai conhecer, na tarde desta quarta-feira de Cinzas (18), a grande campeã do Carnaval 2026. Ao mesmo tempo, a cidade fecha o balanço de mais uma edição marcada pela força do Carnaval de rua, que levou blocos a diferentes regiões e reuniu milhões de foliões ao longo de vários dias de festa.
Ao todo, 12 escolas competem pelo título do Carnaval carioca, e a expectativa é de decisão apertada entre as agremiações, após três noites marcadas por temas diversos, performances técnicas e enredos culturalmente impactantes. Além da campeã, serão conhecidos hoje o ranking das seis melhores que desfilarão novamente no Desfile das Campeãs no sábado (21) e a escola que será rebaixada para a Série Ouro em 2027.
Vencedora do tradicional prêmio Estandarte de Ouro, a Viradouro é uma das favoritas ao título, mas a disputa não será fácil. Salgueiro, Vila Isabel, Imperatriz e Beija-Flor prometem brigar ponto a ponto e nota a nota pelo lugar mais alto do pódio.
A apuração das notas do Carnaval 2026 é conduzida por uma comissão formada por dirigentes da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) e da Riotur. Nesta edição, houve novidades no sistema de avaliação com um total de 54 jurados, dos quais 36 notas serão efetivamente contabilizadas no resultado final após sorteio que definiu quais avaliadores contarão. O processo também incorporou justificativas técnicas obrigatórias para todas as notas e subquesitos detalhados, com o objetivo de aumentar a transparência da apuração.
Também houve alteração na distribuição das cabines ao longo da avenida, agora em quatro módulos — início, meio e final do desfile —, incluindo, pela primeira vez, duas cabines posicionadas de frente uma para a outra. Outra novidade foi o fechamento das notas ao fim de cada noite de desfiles, e não mais apenas após a apresentação da última escola.
A apuração vai acontecer às 16 horas, na Cidade do Samba, Centro do Rio, com entrada gratuita. Também será transmitida ao vivo pela internet e na TV aberta.
Carnaval de rua movimenta milhões e reforça tradição popular
Enquanto a tensão pela apuração cresce, o Carnaval de rua no Rio de Janeiro continua em ritmo acelerado. Blocos tradicionais e novos cortejos desfilaram no Centro, na Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste, com programação que começou ainda antes do feriado e segue até o próximo fim de semana. Segundo a Prefeitura do Rio, houve um recorde de 803 blocos inscritos para desfilar nas ruas em 2026, reunindo uma estimativa de cerca de 6 milhões de pessoas entre moradores e visitantes.
A novidade do Carnaval de rua deste ano foi o Circuito Preta Gil, nome dado ao trajeto em homenagem à cantora e ícone do Carnaval de rua carioca, que reuniu dezenas de megablocos ao longo das semanas de festa, transformando a Primeiro de Março e vias adjacentes em um dos principais palcos da folia popular da cidade. A programação abriu com o megabloco “SeráQAbre?” com participação de Ivete Sangalo, e contou com blocos famosos como “Fervo da Lud”, com a cantora Ludmilla e “Bloco da Gold – Vem com o Gigante”, com a batida baiana de Léo Santana. O “Bloco da Anitta” está previsto para desfilar neste sábado (21), com concentração às 7h, e promete trazer uma mistura funk, pop, axé e hits de Anitta com participações de convidados. O tradicional “Monobloco” encerra a programação no domingo (22) com repertório eclético e participação popular.
Além dos blocos de rua, o Carnaval carioca também contou com intensa programação na chamada “Passarela Popular do Samba”, na Estrada Intendente Magalhães. A avenida recebeu 54 apresentações de escolas de samba e blocos entre sábado (14) e terça-feira (17), com desfiles que incluíram agremiações da Série Prata, Grupo de Avaliação e Federação de Blocos em uma disputa pelo acesso a divisões superiores do Carnaval. Entre as escolas que desfilaram estiveram nomes como São Clemente, Império da Tijuca, Tradição, Acadêmicos da Rocinha, Acadêmicos de Santa Cruz e Leão de Nova Iguaçu. A programação ainda segue com os desfiles da Série Bronze na sexta-feira (20) e no sábado (21), com entrada gratuita ao público e competições a partir das 18h.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.



