Leste Fluminense
Prevenção

Botão do pânico reforça segurança em ônibus municipais de Maricá

Dispositivo acionado por aplicativo conecta motoristas ao centro de operações e envia localização em tempo real.

Compartilhe:
20 de fevereiro de 2026
Sara Oliveira
Botão do pânico reforça segurança em ônibus municipais de Maricá
Tecnologia conecta motoristas às forças de segurança com acionamento imediato e geolocalização. (Foto: Thamyris Mello)

A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, instalou o “Botão do Pânico”, um novo dispositivo de segurança nos ônibus municipais, conhecidos como Vermelhinhos, que já está em funcionamento em toda a frota da cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio.

O recurso funciona como um botão do pânico acionado por aplicativo e conecta os motoristas diretamente ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Ao ser utilizado, o sistema envia um alerta acompanhado da geolocalização exata do ônibus, permitindo resposta imediata em casos de violência, importunação sexual, assaltos, vandalismo ou outras situações de emergência.

Botão do pânico representa avanço

Segundo o secretário de Segurança Cidadã, Julio Veras, a medida representa um avanço no monitoramento do transporte público. Ele destacou que a ferramenta permite o acionamento rápido das equipes de segurança, com abordagem imediata do veículo quando necessário.

As ocorrências registradas pelos motoristas são direcionadas ao Ciosp, que coordena a resposta e envia a viatura mais próxima, seja da Guarda Municipal, da Polícia Militar ou da Secretaria de Segurança Cidadã. O centro também opera mais de 3 mil câmeras distribuídas pela cidade, com previsão de expansão para 7 mil nos próximos anos.

O presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad, afirmou que a iniciativa beneficia moradores, trabalhadores e visitantes, ao fortalecer a segurança e a mobilidade urbana.

Para garantir resposta rápida às ocorrências, o município mantém diariamente 60 viaturas de prontidão, sendo 27 da Guarda Municipal, 25 da Polícia Militar e 8 da Secretaria de Segurança Cidadã.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */