Está definido. Com muita emoção e uma boa pitada de zebrinha, conhecemos neste domingo os dois finalistas da Série C do Campeonato Carioca, que consequentemente garantiram acesso para a Série B2, que será disputada ainda neste ano, com início em setembro.
A surpresa da Série C ficou por conta do Rio de Janeiro, que eliminou o Império Serrano, time com o maior investimento do campeonato. Na outra semifinal, o Belford Roxo, que liderou a primeira fase de ponta a ponta, até tomou um pequeno susto, mas venceu o Atlético Carioca.
O Império Serrano entrou em campo em Conselheiro Galvão, em Madureira, na Zona Norte da capital fluminense, precisando de uma vitória simples sobre o Rio de Janeiro para passar de fase. O time da serrinha perdeu por 1 a 0 o primeiro jogo e tinha vantagem de resultados iguais pela boa campanha na primeira fase.
Mas futebol se resolve dentro de campo e o Rio de Janeiro soube jogar com o regulamento debaixo do braço e segurou o empate em 1 a 1. O resultado surpreende, já que todos apontavam o Império Serrano como candidato ao título.
Líder da Série C segue vivo
Já na outra semifinal deu a lógica, mas não foi fácil. Jogando em casa, no Nélio Gomes, na Baixada Fluminense, o Belford Roxo abriu o placar e controlava o jogo até que o Atlético Carioca empatou a partida e deu ares de tensão ao clima. Afinal, um golzinho do Atlético eliminaria o time da casa, depois do 0 a 0 no primeiro jogo.
O fantasma de 2021, quando o Belford Roxo deixou escapar o acesso no finalzinho do jogo, rondou pelo campo, mas não se criou. Os sinistros de Bel retomaram o controle da partida e viraram o jogo, para loucura da torcida.
Com os resultados, Belford Roxo e Rio de Janeiro já estão classificados para a Série B2 e decidirão a Série C no dia 7 de agosto, no Nélio Gomes, em Belford Roxo, já que a equipe da Baixada fez melhor campanha. Na finalíssima não há vantagem de empate e resultados iguais.
Crédito da foto em destaque: Matheus Sanches / @clickmj