Região dos Lagos
Junho Vermelho

Doação de sangue mobiliza funcionários de hospital em Arraial do Cabo

Funcionários da unidade realizaram doações no Hemolagos e reforçaram a importância da solidariedade para manter os estoques de sangue na Região dos Lagos.

Compartilhe:
22 de junho de 2026
Sara Oliveira
Doação de sangue mobiliza funcionários de hospital em Arraial do Cabo
Ação busca reforçar estoques e conscientizar a população. (Foto: Divulgação)

Funcionários do Hospital Geral de Arraial do Cabo participaram de uma doação coletiva de sangue no Hemolagos, hemocentro responsável pelo abastecimento dos hospitais da Região dos Lagos. A iniciativa integrou as ações da Campanha Junho Vermelho, que busca conscientizar a população sobre a importância da doação regular.

A mobilização teve como objetivo incentivar pacientes, acompanhantes e moradores a contribuírem com os estoques de sangue. A campanha começou dentro da própria unidade hospitalar, com profissionais utilizando camisas vermelhas em apoio à causa. Além da divulgação, a equipe decidiu participar diretamente da ação e realizou doações no hemocentro.

Entre os participantes estavam funcionários que já possuem o hábito de doar sangue e também pessoas que realizaram a doação pela primeira vez. Uma delas foi a enfermeira Amanda Motta, do setor de regulação do hospital, que aderiu à iniciativa após acompanhar o engajamento dos colegas.

Segundo Amanda, a mobilização despertou nela o desejo de contribuir de forma mais ativa. Ela destacou que o trabalho diário no ambiente hospitalar permite compreender a importância da doação para pacientes que dependem de transfusões.

Para a direção do Hospital Geral de Arraial do Cabo, a iniciativa reforça o papel dos profissionais de saúde na conscientização da sociedade e evidencia a importância da solidariedade para garantir o atendimento de pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas.

O secretário municipal de Saúde e presidente do Hemolagos, Jorge Diniz, destacou que a participação dos funcionários da rede de saúde serve de exemplo para a população e ajuda a ampliar a conscientização sobre a necessidade de manter os estoques abastecidos.

A Campanha Junho Vermelho é realizada anualmente para incentivar a doação de sangue, especialmente em períodos em que os bancos de sangue costumam registrar redução nos estoques. O Hemolagos atende pacientes de nove municípios da Região dos Lagos e depende da participação contínua dos doadores para manter o abastecimento.

Quem deseja realizar a doação de sangue, pode utilizar o transporte gratuito da Secretaria Municipal de Saúde

Moradores de Arraial do Cabo interessados em doar sangue podem utilizar o transporte gratuito oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde. O agendamento deve ser feito por meio da Ouvidoria da Saúde, com o envio do nome completo e telefone para participação na caravana até o hemocentro.

A unidade reforça que uma única doação pode ajudar a salvar vidas e beneficiar pacientes em tratamento, cirurgias e situações de emergência.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */