Região Serrana
Capacitação

Treinamento sobre emergência sanitária avícola reúne profissionais em Teresópolis

Capacitação promovida pelo Governo do Estado busca fortalecer a prevenção e a resposta rápida a doenças como a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade.

Compartilhe:
23 de junho de 2026
Sara Oliveira
Treinamento sobre emergência sanitária avícola reúne profissionais em Teresópolis
Capacitação combina teoria, prática e simulações. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio de Janeiro realiza, entre os dias 22 e 26 de junho, em Teresópolis, na Região Serrana, o Treinamento em Emergência Sanitária Avícola com Ênfase em Uma Só Saúde. A iniciativa reúne profissionais da área para aprimorar ações de vigilância, prevenção e resposta a enfermidades de relevância sanitária, especialmente a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).

Promovida por meio do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA/RJ), a capacitação tem como objetivo preparar equipes técnicas para atuar de forma integrada diante de possíveis emergências sanitárias, fortalecendo a articulação entre os setores de saúde animal, humana e ambiental.

Programação do treinamento aborda diversos temas

A programação aborda temas como epidemiologia, vigilância baseada em risco, diagnóstico diferencial, biosseguridade e manejo de emergências sanitárias. Também estão previstos estudos de caso e atividades práticas para reforçar o aprendizado dos participantes.

Entre os destaques estão os módulos sobre vigilância epidemiológica, ocorrência de Influenza Aviária em aves migratórias e mamíferos marinhos, diagnóstico de doenças respiratórias e neurológicas, monitoramento de pessoas expostas e aplicação de planos de contingência.

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Sanidade Avícola no Rio de Janeiro, Dra. Valquiria Côrtes, o treinamento busca alinhar conhecimento teórico e experiência prática.

“A proposta é preparar as equipes para identificar precocemente situações de risco e agir de forma coordenada, seguindo protocolos atualizados e fortalecendo a articulação entre os órgãos envolvidos na proteção da saúde animal, humana e ambiental”, afirmou.

A metodologia inclui simulações de situações reais, incentivando a tomada de decisão e promovendo a integração entre órgãos de fiscalização e saúde pública.

As atividades teóricas são realizadas no Hotel Bel Air, no bairro Soberbo, das 8h às 18h30. Já a aula prática acontece no dia 24 de junho, das 8h às 12h, no campus Quinta do Paraíso do Unifeso, em Teresópolis.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */