O município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, realizará em 24 de setembro, de 7h às 13h, seu primeiro Festival Paralímpico, na Vila Olímpica da cidade. Para garantir a participação dos atletas, os organizadores do evento prorrogaram as inscrições até 1º de setembro, próxima quinta-feira.
O festival paralímpico é organizado pela OAB de Caxias (OABDC), por meio da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro e com apoio da Prefeitura de Duque de Caxias. Crianças e adolescentes de 8 a 17 anos podem realizar as inscrições por meio deste link. Não é preciso ser PCD para participar do festival.
Visibilidade no festival paralímpico
Para a Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OABDC, drª Adriana Lima, a realização do festival paralímpico na cidade de Duque de Caxias tem um significado especial. “Falar do Festival é muito emocionante. Significa trazer para o município, para os deficientes e suas famílias visibilidade”, contou.
De acordo com o presidente da OABDC , Wagner Botelho, o evento proporcionará às crianças com deficiência e sem deficiência a experiência de vivenciar modalidades paralímpicas. “O Festival tem o objetivo de difundir a inclusão, com atividades esportivas lúdicas para 150 crianças matriculadas na rede escolar do município de Duque de Caxias,” declarou o presidente da OABDC.