O trabalho de revitalização da estrada do Elesbão, no município de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, segue a todo vapor. A Prefeitura iniciou nesta semana obras na importante via que conecta o distrito rural de Dores de Macabu à BR-101. A iniciativa faz parte do programa Estradas do Produtor, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, para valorizar o trabalho dos produtores rurais do município.
A estrada é uma importante via para o escoamento da produção de leite, gado de corte e hortifrutigranjeiros da região. Segundo o município, a expectativa é recuperar 13 quilômetros da estrada, que está há 15 anos sem receber qualquer obra de recuperação ou manutenção.
Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior afirma que a implantação de infraestrutura fortalece a atividade agrícola e beneficia os agricultores, produtores e as comunidades da zona rural de Campos.
“Com o Estradas do Produtor estamos criando não só condições de trafegabilidade como encurtando distâncias para possibilitar ou facilitar o escoamento da produção agrícola e, ainda, assegurar o direito de ir e vir da população do campo. A estrada do Elesbão é uma importante via para escoar a produção de leite, gado de corte e hortifrutigrangeiros em geral”, comentou.
Moradores pediam melhorias na Estrada do Elesbão
Para o diretor de Infraestrutura Rural da Secretaria de Agricultura, Robson Vieira, frisou que a intervenção ajuda os moradores das localidades de Elesbão e Cerejeira, em Dores, que pediam por essas medidas há mais de uma década.
“A estrada do Elesbão realmente encurta o acesso à BR 101. Para se ter uma ideia, temos lá a estrada do Rio da Prata, que é uma RJ, uma estrada estadual e que, até a BR, tem quase 15 quilômetros. Por essa estrada que estamos fazendo agora, a distância de Elesbão à rodovia federal cai para 9,2 quilômetros. Então, realmente encurta distâncias. Começamos com o serviço de Patrol, que é a motoniveladora, e com o rolo compactador. Depois, vamos finalizar o serviço com a colocação de fresa de asfalto”, detalhou Robson.