Cultura & Lazer
Legislativo

Setor de Cultura e Esporte podem ganhar mais uma forma de patrocínio no Rio

Projeto de Lei aprovado na Alerj autoriza empresas a patrocinar e incentivar iniciativas nas áreas de Esporte e Cultura com contrapartida fiscal.

Compartilhe:
09 de setembro de 2022
Setor de Cultura e Esporte podem ganhar mais uma forma de patrocínio no Rio
O Projeto de Lei 6223/22 foi aprovado na Alerj. Crédito: Divulgação / Alerj

Projetos culturais e desportivos do estado do Rio podem ganhar mais uma forma de patrocínio. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o Projeto de Lei 6223/22, que autoriza empresas de pequeno e médio porte a apoiar e incentivar os setores.

Segundo o documento, companhias com Receita Operacional Bruta de até R$4,8 milhões poderão recolher até 10% do ICMS devido ao Estado para essa finalidade. O projeto é de autoria do presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT). O texto segue para o governador Claudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

Grandes contribuintes podem apoiar Cultura e Esporte

Até o momento, apenas grandes contribuintes são autorizados a patrocinar projetos com dedução de ICMS como contrapartida. O texto aprovado altera a Lei 8.266/18, que abrange apenas os grandes contribuintes.

Segundo a Alerj, a proposta se dá em cumprimento aos convênios ICMS 27/06 e 141/11, ambos do Confaz, que autorizam a concessão de créditos do ICMS correspondente ao valor do tributo destinado pelos respectivos contribuintes a projetos culturais e desportivos.

Ceciliano disse que, apesar de todos os esforços para o aprimoramento da “Lei do patrocínio de projetos culturais e esportivos”, ainda há limitações. “Com a alteração, os pequenos contribuintes locais e regionalizados ganham um estímulo para patrocinar tanto projetos culturais quanto esportivos de pequeno porte”, justificou o parlamentar.