Baixada Fluminense
Duque de Caxias

Alô, tutores de animais. Segunda-feira começa vacinação antirrábica em Duque de Caxias

Animais poderão ser imunizados em dias específicos. É preciso estar atento à data da última vacinação. Confira as regras da campanha.

Compartilhe:
10 de setembro de 2022
Alô, tutores de animais. Segunda-feira começa vacinação antirrábica em Duque de Caxias
Cães e gatos são os animais esperados na campanha. Crédito: DIvulgação

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses (SVAVZ), dará início, na próxima segunda-feira (12/09), à campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos no município da Baixada Fluminense.

Com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, a campanha ocorrerá duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras ou às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h, com pontos de vacinação instalados em áreas estratégicas, por todo o município.

O núcleo de Zoonoses, Animais Peçonhentos e Sinantrópicos (NZAPS), da Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses (SVAVZ), alerta a população que somente serão vacinados cães e gatos que tenham completado 12 meses da última vacina antirrábica, que tenham no mínimo três meses de idade e que não estejam em fase de gestação.

Veja a programação e os pontos de vacinação dos animais:

Segunda-feira (12/9)
Horário: 9h às 12h
Local: Praça do Rodo – limite com o município de Belford Roxo

Quarta-feira (14/09)
Horário: 9h às 12h
Local: Praça do Galo – Parque Fluminense

Ponto Fixo de Vacinação: Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses (Av. Actura, n. 30 – Campos Elíseos) – De segunda a sexta-feira, das 14h às 16h.

Os primeiros sintomas da raiva animal são a paralisação parcial dos músculos da garganta. O animal deixa de beber água, baba e tem o chamado latido botonal (um grave e um agudo). Em estágios mais avançados da doença, o bicho apresenta falta de coordenação motora e alteração da visão e da audição, o que provoca irritabilidade e fúria.

A raiva pode ser transmitida por cães, gatos e morcegos, através do contato com a secreção infectada. O mais comum é o contágio por mordida de cão ou arranhão de gato. A transmissão da raiva ocorre por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas, mas também podem ocorrer via arranhões e lambidas desses animais.