Economia
Agricultura

Produção de uva fluminense recebe atestado de sanidade do governo federal

Secretaria de Estado de Agricultura realiza trabalho de orientação sobre as melhores condições na produção de uva em todo o estado do Rio.

Compartilhe:
20 de setembro de 2022
Produção de uva fluminense recebe atestado de sanidade do governo federal
Atestado de sanidade comprova a qualidade da uva produzida no Rio.

O estado do Rio de Janeiro foi declarado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, como “Unidade da Federação Sem Ocorrência do Cancro Bacteriano da Videira”, praga que limita a produção de uva de alguns estados brasileiros.

O serviço de Defesa Agropecuária Estadual faz, desde 2018, um trabalho de cadastro e vistoria dos plantios de uvas fluminenses. O objetivo é realizar levantamentos fitossanitários em busca de pragas e orientar os produtores com relação a importância quanto a procedência das mudas adquiridas para implantação das lavouras.

“Esta condição sanitária alcançada permite ainda a elaboração de medidas visando um maior controle sanitário no âmbito estadual, como planejamento de fiscalizações no trânsito de produtos agrícolas, criação de normas e políticas públicas para o setor, além abrir portas e derrubar restrições de novos mercados para a uva do Rio de Janeiro”, comenta o coordenador de Defesa Sanitária Vegetal, Ilso Lopes.

Informações para produtores de uva

Os produtores que quiserem se informar melhor mais a respeito de questões sanitárias e exigências necessárias para aquisição de mudas oriundas de outras UFs devem entrar em contato com um Núcleo de Defesa Agropecuária ou escritório da Emater-Rio mais próximo.