Transporte & Mobilidade Urbana
Transporte & Mobilidade Urbana
Por Tamima de Souza

Setembro de consciência no trânsito

A advogada especialista em Trânsito e Mobilidade Urbana, Tamima de Souza, escreve sobre a importância da Semana Nacional de Trânsito.

Compartilhe:
21 de setembro de 2022
Setembro de consciência no trânsito
A Operação Lei Seca foi uma das campanhas de consciência no trânsito que deu certo no Rio. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

*Por Tamima de Souza

O Código de Trânsito Brasileiro em seu artigo 326 instituiu o período de 18 a 25 de setembro para a comemoração da Semana Nacional de Trânsito. Essa semana visa a conscientização de todos os envolvidos no trânsito, sejam eles pedestres, ciclistas, motoristas, passageiros ou motociclistas.

A conscientização do trânsito não é só a imposição das multas, mas, também, a obrigação dos órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito de educar toda a sociedade sobre a legislação de trânsito e a sua boa aplicação.

Um bom exemplo foi a educação dos motoristas para o uso correto do cinto de segurança, cujas propagandas faziam com que as crianças questionassem os pais sobre o seu uso. Hoje em dia é natural o ato de entrar no veículo e colocar o cinto.

trem

“Ainda se têm muito para conscientizar os envolvidos no trânsito, o que falta, no meu entendimento, é a vontade política de fazer com que a sociedade saiba dos seus direitos e deveres no trânsito”.

Tamima de Souza, advogada especialista em Trânsito e Mobilidade Urbana

Posso destacar como um excelente exemplo atual de como a sociedade deve ser educada, o caso da Lei Seca no nosso Estado do Rio de Janeiro, um verdadeiro modelo, que diversos Estados usam como protótipo de meio para conscientizar aos motoristas de que beber e dirigir não combinam.

No Rio de Janeiro não foram feitas só blitz das Leis Secas, mas tiveram e têm diversas propagandas que visam convencer da necessidade de respeitar a lei.

Ainda se têm muito para conscientizar os envolvidos no trânsito, o que falta, no meu entendimento, é a vontade política de fazer com que a sociedade saiba dos seus direitos e deveres no trânsito. As eleições estão chegando, vale a pena pensar se seu candidato preza o respeito pela lei e a sua correta aplicação.


*Tamima de Souza, advogada, é sócia da sociedade Armando de Souza Advogados e presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana do Instituto do Advogados Brasileiros (IAB Nacional).

Quer sugerir temas para esta coluna? Encaminhe um email para redacao@conexaofluminense.com.br.