A Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos, concedeu a licença para ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Praia do Siqueira, que faz parte da Lagoa de Araruama. Com essa nova etapa no saneamento, o município aposta em um impacto positivo na economia, no saneamento e no meio ambiente da região.
A qualificação da ETE da Praia do Siqueira é um antigo anseio da população e mais um marco histórico nas ações de recuperação da Lagoa de Araruama. A licença compreende melhorias para o tratamento de esgoto para nível terciário. Isso significa que o esgoto será tratado de forma mais eficiente, evitando o retorno, para o meio ambiente, de elementos poluidores, explica a secretária de Meio Ambiente e Saneamento, Rosalice Fernandes.
“Hoje a ETE é nível primário, ou seja, o esgoto tratado (efluente) retorna para lagoa ainda com nitrogênio e fósforo. Com essa obra, serão retirados esses poluentes, evitando o fenômeno de eutrofização do ecossistema. O nível terciário corresponde ao tratamento mais avançado do esgoto”, diz.
Obras na Estação de Tratamento de Esgoto em 2023
Os serviços de coleta e o tratamento de esgoto no município são de responsabilidade da concessionária Prolagos. De acordo com a empresa, a partir de agora, será iniciada a elaboração do projeto executivo, com previsão de que as obras comecem no primeiro semestre de 2023.
A iniciativa faz parte do termo de compromisso firmado em agosto deste ano entre o Poder Executivo, a concessionári e a sociedade civil organizada. O objetivo é promover soluções definitivas para despoluição da Praia do Siqueira.
Após décadas de degradação ambiental do trecho da Lagoa de Araruama que margeia mais de dois quilômetros do bairro, o local receberá ainda outras ações para despoluição e recuperação do corpo hídrico, contribuindo para atividade pesqueira e economia local.