A quinta edição do Encontro Nacional de Jovens Lideranças Contábeis, considerado o maior evento voltado para jovens profissionais da contabilidade, aconteceu nos dias 20 e 21 de outubro, no Rio de Janeiro, e reuniu milhares de pessoas. Idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o evento teve apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) e organização da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).
O encontro reuniu representantes das principais entidades da contabilidade brasileira, que destacaram a importância dos contadores para o país; o papel dos jovens para o futuro da profissão e as suas responsabilidades; a necessidade da adoção de uma postura ética e comprometida pelo público; e a essencialidade de adesão aos valores sustentáveis.
“Os jovens são os grandes responsáveis por fazer a diferença na sociedade. Eventos como esse podem transformar vidas e carreiras, com oportunidades únicas e inesquecíveis. Muitas sementes foram plantadas neste evento que tratou tantas pautas importantes”, celebrou o presidente do CFC, Aécio Dantas.
Representando todos os regionais do sistema CRC’s, o anfitrião e presidente do CRCRJ, Samir Nehme, reforçou o potencial de todos os profissionais de contabilidade, presentes ou não no evento, e a importância de cada um deles para a sociedade.
“Esse evento é a realização de um sonho que foi planejado e construído por muitas mãos. Nosso intuito primordial é alavancar a Contabilidade ao lugar de destaque que ela merece. Estamos muito orgulhosos e felizes em sediar a retomada deste encontro que é uma oportunidade para fortalecer ainda mais a nossa classe e preparar os jovens que são o futuro da nossa profissão. Nossa missão é que vocês saiam daqui com novas experiências, muito conhecimento e a certeza de que ninguém pode deter quando se tem vontade para aprender, trabalhar e crescer”, celebrou o presidente do CRCRJ, Samir Nehme.
A presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Elvira Santiago, também ressaltou a relevância dos jovens no novo cenário socioeconômico e tecnológico. “Sabemos que a crise econômica transformou o papel do empreendedor e, nesse movimento, os jovens tornaram-se grandes destaques nesse novo mundo tecnológico e virtual”, afirmou.
Encontro teve programação diversificada sobre empreendedorismo, inovação e contabilidade
Abrindo a sessão de palestras, a contadora e CEO da Dez Contabilidade Digital, Mayara Junges, trouxe como tema a correlação entre empreendedorismo e contabilidade. Logo depois, foi a vez da influenciadora digital e referência em departamento pessoal, Natália Santos, falar sobre o novo perfil do profissional do departamento pessoal.
Com foco nos escritórios contábeis, os professores da Fucape Business School, Emerson Wagner Mainardes e Bruno Félix, trouxeram sua visão para a importância da qualidade dos serviços oferecidos pelos profissionais da contabilidade. Em seguida, o contador e CEO da OmegaPrice, e membro da comissão de BPO Financeiro do CRCRJ, Eliandro Prado, compartilhou seu conhecimento sobre o BPO Financeiro e a revolução da tecnologia na área contábil.
Logo depois, o futebol brasileiro foi assunto do painel “Desafios e oportunidades frente às mudanças legislativas: o cenário do Desporto do Brasil”. Conduzido pelo conselheiro do CFC, Glaydson Trajano Farias, o painel contou com a participação do repórter do Globo Esporte, Vicente Seda, do deputado federal eleito pelo Rio de Janeiro e ex-presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Melo, e do diretor de Registro da CBF, Ênio Roberto.
Durante o bate-papo, o presidente do CFC, Aécio Dantas, assinou o protocolo de intenções com a CBF. O documento estabelece a promoção de ações em prol da qualificação profissional no segmento contábil voltado para entidades desportivas.
Com chave de ouro, o primeiro dia de palestras foi encerrado com um podcast ao vivo no palco do evento. O vice-presidente do CRCRJ, Rafael Machado, a coordenadora nacional do CFC Jovem, Luana Aguiar, é a integrante do grupo técnico de instituições financeiras do Ibracon, Tatiana Fernandes, sortearam a estudante de Ciências Contábeis, Anne Elise Arruda, de 20 anos, para participar do ContCast e bater um papo sobre experiências de carreira, estudo e contabilidade.
Discussões sobre posicionamento, metaverso e muitas risadas com o Contador Revoltado
O segundo dia começou com muito aprendizado e emoção na palestra do contador e YouTuber, Altair Alves. Com grande experiência na área, o criador de conteúdo apresentou os pilares para a construção de autoridade e posicionamento por meio da internet, especificamente com o YouTube. Além de auxiliar na formação de milhares de contadores e empreendedores brasileiros, a plataforma agrega na captação de clientes e amplia as possibilidades dentro do mercado contábil.
“A mudança começa quando tomamos uma grande decisão. É a partir dela que somos capazes de ter um foco e traçar caminhos”, comentou. Em seguida, foi a vez do CEO da Targo Consultoria, Carlos Oshiro, falar sobre as novidades e maneiras de fazer negócios com a nova economia. Logo após, o empresário contábil Jhonny Martins animou o público com uma palestra voltada para o crescimento dos
negócios e o sucesso na contabilidade.
No início da tarde, a palestrante Thammy Marcato ministrou o tema “O metaverso: entenda como ele promete impactar contadores”. Para exemplificar, a sócia-diretora de Innovation & Digital Transformation da KPMG trouxe a cronologia da história do mundo virtual no país e dividiu a análise do metaverso em três grandes mudanças: a tecnológica, a cultural e a econômica.
Aguardado por muitos, a penúltima atração levou o público da arena do Riocentro às gargalhadas do início ao fim da apresentação. Lucas Lima, também conhecido como o Contador Revoltado, trouxe a rotina dos escritórios contábeis e questões cotidianas que todo profissional da contabilidade conhece de forma irreverente e descontraída, fazendo a alegria do público.
O presidente do CRCCE, Fellipe Guerra, foi responsável por encerrar as palestras do 5° ENJLC. Com o tema “Protagonismo contábil das jovens lideranças”, o palestrante compartilhou todo seu conhecimento e indicou quais os melhores caminhos para os jovens profissionais construírem um posicionamento de sucesso.
Durante o evento, os participantes também participaram da feira de Negócios e Oportunidades. No stand do CIEE, estudantes e profissionais recém-formados tiveram a chance de se candidatar para 1000 vagas de estágio e trainee oferecidas por grandes empresas de auditoria, como as Big Four.
A Coluna Conexão Contábil é produzida com material enviado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro.