Beneficiários do Auxílio Brasil em Resende, no Sul Fluminense, tem nesta quinta-feira (27) o último dia para comparecer às unidades municipais de saúde e cumprir as condicionalidades do programa. As condicionalidades são compromissos que as famílias beneficiárias devem cumprir para continuar recebendo os benefícios.
Diretora do Cadastro Único e Programa Auxílio Brasil, Kamila Rocha destaca que para as famílias beneficiárias, algumas responsabilidades devem ser cumpridas, como ações nas áreas de saúde e educação.
“O acompanhamento de condicionalidades permite ao poder público mapear os principais problemas vivenciados pelas famílias em situação de pobreza e extrema pobreza”, explica.
O responsável familiar precisa comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua residência com as crianças menores de 7 anos (juntamente com o cartão de vacina) para realizar a pesagem. Mulheres entre 14 e 44 anos também precisam se pesar para que as unidades de saúde preencham os Mapas de Acompanhamento do público perfil.
A Prefeitura de Resende destaca, ainda, que o responsável familiar deve manter o calendário de vacinação das crianças menores de 7 anos atualizado. As gestantes devem participar do pré-natal e ir às consultas na unidade de saúde.
Auxílio Brasil tem condicionalidade na área de Educação
Além da área de saúde, existe a condicionalidade na área da educação às crianças, adolescentes e jovens, que devem frequentar a escola e ter frequência escolar mensal mínima de acordo com a idade.
A frequência escolar mínima para os beneficiários de 4 e 5 anos de idade é de 60%. Já aqueles que têm entre 6 a 15 anos devem ter 75% de frequência escolar mínima; e os beneficiários de 16 a 21 anos incompletos, também 75%.