A 34ª Feira Internacional de Turismo (Festuris) aconteceu em Gramado, na Região Serrana do Rio Grande do Sul, de 3 a 5 de novembro. Com estande instalado junto às 2,7 mil marcas em exposição, no Serra Park, a Prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, apresentou aos participantes da maior feira de turismo da América Latina os projetos que já estão em execução na cidade e em planejamento, como a Capital do Montanhismo e do Lúpulo, a Rota Cervejeira e outros atrativos já conhecidos, além dos investimentos para o futuro Condomínio Agro Tech Industrial.
Esta foi considerada a maior de todas as edições da Festuris, em 34 anos de história. O evento registrou um crescimento de 120% em relação a 2021, 16% na comparação com 2019, e contabilizou 12,5 mil inscritos, em uma área de 24 mil metros quadrados.
Considerada uma das mais tradicionais feiras do turismo brasileiro, a Festuris é uma oportunidade para a promoção de produtos e iniciativas do turismo nacional e internacional, divulgação de destinos e geração intensa de negócios entre os participantes. A feira é uma das atividades que fazem parte da programação da missão ‘Vem Pra Terê’.
Para este ano, a Festuris reuniu as principais marcas e profissionais da indústria turística, em 4 dias de completa imersão em negócios, networking, conteúdo e experiências. “Teresópolis tem um estande onde apresentaremos todo o processo de transformação da infraestrutura turística que vem acontecendo nos últimos dois anos. Mostraremos os projetos em execução e em planejamento e trabalharemos as marcas de Teresópolis como Capital do Montanhismo e do Lúpulo, a Rota Cervejeira e outros atrativos já conhecidos, bem como os investimentos para o futuro Condomínio Agro Tech Industrial”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.
Para a secretária municipal de Turismo, a participação de Teresópolis no Festuris 2022 é importantíssima: “O turismo é um setor que movimenta a economia, gerando empregos e oportunidades de trabalho diversas. A nossa participação na Festuris é uma grande chance, portanto, de divulgar o destino Teresópolis, atrair novas possibilidades de atividades e um fluxo maior de turistas e consumidores para os nossos produtos e serviços, como artesanato, gastronomia, hospedagem, guiamento e visitação a atrativos no geral.” disse Elizabeth Mazzi.
O acervo turístico cultural de Teresópolis também foi evidenciado no evento. “O nosso principal objetivo é buscar referências em turismo e cultura e conhecer as técnicas da produção do belíssimo Natal de Gramado para, no futuro, oferecer serviços de maior qualidade para a nossa população e para os nossos turistas”, comentou a secretária municipal de Cultura, Cléo Jordão.
Para replicar em Teresópolis
Liderada pelo Prefeito Vinicius Claussen, a missão ‘Vem Pra Terê’ tem o objetivo de identificar oportunidades de atração de investimentos privados e o desenvolvimento de políticas públicas que possam ser replicadas em Teresópolis, visando a melhora na qualidade de vida dos cidadãos e a ampliação da oferta de equipamentos e roteiros aos visitantes e turistas.
Teresópolis e Gramado tornam-se cidades coirmãs
A prefeituras de Teresópolis (RJ) e de Gramado (RS) assinaram, na noite da última sexta-feira, (4), o Termo de Cooperação Mútua para o fomento de vocações econômicas e aprimoramento da gestão pública, especialmente por meio da cadeia produtiva ligada ao turismo, e para a ampliação da oferta de equipamentos, serviços e de roteiros para o turista.
A cerimônia aconteceu em Gramado, na Serra gaúcha, onde a ‘Missão Vem Pra Terê’ participa de diversas atividades para captar investimentos privados, conhecer políticas públicas e atrativos turísticos para o desenvolvimento econômico e geração de empregos no município, além de expor na 34º Feira Internacional de Turismo – Festuris.
O prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, destacou que o Plano Diretor do município, revisado em 2019, conta com quatro pilares de desenvolvimento regional estratégico: o turismo, a agricultura, a educação e a ciência e tecnologia. “Queremos, por meio do turismo, influenciar todas essas quatro colunas. Turismo, antes de qualquer coisa, é o cidadão ter orgulho, bem-estar e viver em harmonia na sua própria cidade”, disse Claussen.
De acordo com ele, a partir desse sentimento, o habitante consegue convidar outras pessoas a também viverem esse bem-estar. “Desta forma, conseguimos praticar turismo, essa indústria da alegria, generosa e que mexe com 54 ramos da atividade econômica”, concluiu.
A expertise gramadense
Já o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, relembrou um pouco da história do município, que possui 68 anos e 35 mil moradores. “A veia gramadense sempre foi voltada para o turismo. A qualidade que temos, aqui, do bem receber se deve muito à escola, mas também à prática da discussão política sobre o quão importante é essa cadeia de negócios que envolve o turismo”, salientou Tissot, que está pela quarta vez na gestão municipal.
Ele lembrou também a importância dos seis grandes eventos públicos da cidade. “Aqui, temos o clima, a paisagem e a cultura europeia. Mas aqui tudo se inventou, se criou e pouco se comprou”, revelou o prefeito gaúcho. Segundo ele, não existe, hoje, uma atividade que possa nos dar mais retorno e mais oportunidades para as comunidades viverem melhor do que o turismo. “Gramado atingiu um patamar de interesses e de oportunidades de retorno aos investimentos muito grande, especialmente com o crescimento das parcerias público-privadas”, ressaltou Tissot.
O documento assinado pelos gestores municipais estabelece seis metas conjuntas. A primeira delas é a realização de uma missão técnica com servidores públicos, representantes da sociedade civil organizada e de empreendedores de Teresópolis para Gramado para a troca de experiências, bem como o inverso, levando agentes gaúchos para a cidade carioca. Também está elencada a preparação de um Plano de Trabalho com o objetivo de potencializar as vocações de ambos os municípios; a elaboração e divulgação de um calendário conjunto de eventos, além do desenvolvimento de estudo técnico sobre as oportunidades de investimento em ambos os municípios.
O termo prevê ainda o desenvolvimento de um estudo técnico de boas práticas realizadas em Teresópolis, que possam ser replicadas em Gramado, e vice-versa, visando a adoção de ações e políticas públicas para o cidadão e o turista.