Norte Fluminense
Quissamã

Defesa Civil de Quissamã realiza treinamento de alunos para situação de risco

Atividade da Defesa Civil faz parte de ações de conscientização da população para o Mês Estadual de Redução de Risco de Desastres.

Compartilhe:
09 de novembro de 2022
Defesa Civil de Quissamã realiza treinamento de alunos para situação de risco
A Defesa Civil realiza importante trabalho de treinamento da população

A Defesa Civil de Quissamã, no Norte Fluminense, iniciou nesta semana uma série de atividades de conscientização da população para o Mês Estadual de Redução de Risco de Desastres. Para abrir os trabalhos, os agentes realizaram um treinamento para 124 alunos e 15 servidores da Escola Municipal Professora Maria de Lurdes de Castro Ribeiro, no Sítio Quissamã.

Coordenador de Defesa Civil, Marcos Alves falou sobre a importância da iniciativa na formação de consciência sobre risco. “O trabalho da Defesa Civil nas Escolas visa tornar o ambiente escolar mais seguro em situações de emergência, fazendo com que as primeiras ações sejam determinantes para que o episódio seja administrado até a chegada dos profissionais capacitados para o atendimento”, disse.

De acordo com o município, outras unidades da rede municipal de ensino receberão a visita dos agentes da Defesa Civil para a realização de ações, também com foco na prevenção de incêndio, acidentes e procedimentos na evacuação dos espaços.

Defesa Civil na capital fluminense

A Defesa Civil estadual realizou, também na segunda-feira, (7), um treinamento com foco no socorro às vítimas de enchentes, inundações e enxurradas, no Parque Radical de Deodoro, na capital fluminense. A atividade faz parte do Curso de Salvamento Terrestre (CST) da corporação, que conta com módulos de atuação em situações de emergências e desastres provocados por chuvas fortes.

O treino inclui técnicas de nado defensivo e ofensivo em correnteza, arremesso de sacos de salvamento em água e “isca viva” (bombeiro preso em corda vai até a vítima para salvá-la). Segundo o Governo do Estado, o curso de Salvamento Terrestre é ministrado há sete anos pelo Centro de Instrução Especializada de Bombeiros (CIEB), em parceria do Grupamento de Busca e Salvamento (GSB), e é referência nacional.