O Rio Innovation Week, mais completo evento de tecnologia, inovação e negócios da América Latina, começou nesta terça-feira. Na abertura da feira que ocorre até 11 de novembro no Pier Mauá, o governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, ressaltou a vocação do estado nos assuntos debatidos no evento.
“O Rio tem vocação para lançar novas ideias, é um estado que está sempre na vanguarda das mudanças. Sediar um evento deste porte, que reúne os maiores nomes do mercado de inovação e tecnologia, confirma o estado como capital deste segmento”, avalia o governador.
O Rio Innovation Week reúne mais de 200 empresas expositoras e 700 palestrantes, além de mais de duas mil startups, e debates sobre o futuro de diferentes segmentos que movem a economia e indicam o comportamento da sociedade.
Secretarias do Estado na Innovation Week
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio vão reunir alguns dos principais nomes do mercado de inovação no Turistech Zone – O Turismo do Futuro, arena dedicada às ações do setor promovida pela Secretaria de Turismo.
O Turistech Zone contará com diversas atividades, entre palestras, capacitações, rodadas de negócios e ativações. O espaço tem 4 mil metros quadrados, o dobro da edição anterior, e também receberá startups, expositores, apresentações de cases de sucesso e mais de 50 palestras.
Outro destaque do evento ficará por conta da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, que vai apresentar, no espaço AgroRiw Tech, a agricultura do futuro. Durante a Rio Innovation Week será montada uma extensa agenda para conectar produtores agrícolas de diferentes segmentos e tamanhos com desenvolvedores de tecnologia capazes de revolucionar de forma responsável a utilização do campo, impulsionando o mercado brasileiro.
Já no espaço Rio Pop Tech, o público poderá conferir as sessões especiais do CineClube Zezé Motta. Ao longo do evento, a programação ainda vai contar com mesas de debates e palestras promovidas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Todos os produtores são contemplados nos editais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Também no evento haverá a assinatura do Tecnova3/Finep, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, com a presença do presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Odir Dellagostin, e do presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Jerson Lima Silva.
O objetivo do Tecnova é criar condições financeiras favoráveis e apoiar a inovação, por meio de recursos de subvenção econômica, para o crescimento rápido de um conjunto significativo de empresas de micro e pequeno porte.
A Faperj também receberá, em seu stand, convidados da comunidade científica e empreendedores que apresentarão resultados de suas pesquisas e iniciativas que transformam o ambiente de inovação no estado.