A Prefeitura de Niterói, no Leste Fluminense, quer ouvir a opinião dos moradores sobre os serviços digitais da cidade. E para isso, disponibilizou um questionário para saber o que a população pensa sobre como a tecnologia, processos e serviços digitais podem melhorar a vida dos moradores do município.
A pesquisa ficará disponível até a próxima segunda-feira (21) no Portal de Serviços de Niterói. A iniciativa faz parte da Estratégia de Governo Digital (EGD), elaborada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), com o apoio dos demais órgãos e entidades do município.
O objetivo é aprimorar o acesso da população aos serviços digitais oferecidos em Niterói. Com isso o município espera economizar nos gastos públicos, desburocratizar processos e ampliar a transparência. Para o Subsecretário de Modernização da Gestão da Seplag, Enzo Mayer Tessarolo, o município já avançou em algumas frentes, como o lançamento do Portal de Serviços.
Site oferece informações sobre serviços digitais
O Portal de Serviços disponibiliza informações sobre aproximadamente 300 serviços oferecidos na cidade, sendo 36 totalmente digitais. Somente neste ano, já foram registrados 300 mil acessos ao site.
“A Prefeitura entende a transformação digital dentro de uma estratégia maior de modernização da gestão pública e de construção de uma cidade mais humana, inteligente e sustentável. Essa é a visão de futuro que construímos com a participação de todas as equipes municipais. A consulta busca entender se estamos no caminho certo junto à sociedade”, explica.
O questionário é uma das últimas etapas antes do lançamento da Estratégia de Governo Digital. Após ouvir a população, o município prevê lançar o decreto que regulamenta a EGD. Segundo Camila Moreira, gestora de Governança e Planejamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da Seplag, a expectativa é chegar a um material que ajudará a direcionar os esforços para o que a população entende como relevante.
“Queremos alinhar as expectativas do cidadão com o que estamos construindo, para que todas e todos possam ter a oportunidade de contribuir com o futuro da cidade”, conclui.