Economia
Agricultura

Prefeitura de Maricá promove curso sobre sistemas de certificação orgânica

Profissionais da cadeia de produção de orgânicos de Maricá podem se capacitar para atender às normas de certificação para os alimentos.

Compartilhe:
23 de novembro de 2022
Prefeitura de Maricá promove curso sobre sistemas de certificação orgânica
As aulas acontecem na Fazenda Pública Joaquin Piñero, no Espraiado, em Maricá

Em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, iniciou nesta terça-feira (22), a ao curso “Sistemas de certificação orgânica: Mecanismos de garantia para produtos orgânicos”, por meio do projeto Inova Agroecologia.  

Promovido pela Biotec Maricá, o curso busca capacitar os produtores a adequarem-se ao instrumento que garante que os produtos orgânicos rotulados na cidade foram produzidos de acordo com as normas e práticas da agricultura. A iniciativa tem apoio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

A capacitação é dividida em dois módulos: o primeiro, que começou hoje, consiste na introdução a certificação orgânica, instrumento apresentado sob a forma de um selo afixado ou impresso no rótulo ou na embalagem do produto. O selo atesta que os produtos orgânicos rotulados foram produzidos de acordo com as normas e práticas da agricultura orgânica.

Cadeia de produção de Maricá certificada

O módulo dois, por sua vez, fará uma troca de experiências com agricultores certificados via SPG (Sistema Participativo de Garantia), no dia 29. A legislação brasileira prevê três mecanismos de garantia da qualidade dos produtos orgânicos: Sistema Participativo de Garantia, Certificação por Auditoria e Controle Social para Venda Direta.

O engenheiro agrônomo e professor da UFRRJ, João Araújo, explicou como funciona o sistema: “O SPG envolve todos os componentes da rede de produção orgânica. Agricultores, produtores, extrativistas, comerciantes, consumidores e técnicos compartilham a responsabilidade pela avaliação da conformidade das unidades de produção frente aos regulamentos da agricultura orgânica”, diz.

As aulas acontecem na Fazenda Pública Joaquin Piñero, no Espraiado. Quem ainda desejar fazer inscrição pode realizá-la pelo link.