Esportes
Futebol

No embalo do cria Vini JR e faro de gol de Richarlison, Brasil vence Sérvia por 2 a 0

Após primeiro tempo morno, Brasil se impõe física e taticamente contra a seleção europeia. Ponto negativo é possível lesão de Neymar.

Compartilhe:
24 de novembro de 2022
No embalo do cria Vini JR e faro de gol de Richarlison, Brasil vence Sérvia por 2 a 0
Jogadores do Brasil celebram gol marcado. Crédito: Lucas Figueiredo / CBF

A Seleção Brasileira estreou com o pé direito na Copa do Mundo de Futebol do Catar. Com uma bela partida do cria de São Gonçalo Vinicius Jr e dois gols de Richarlison, sendo o segundo um golaço, os comandados de Tite venceram a Sérvia por 2 a 0 e abriram distância na liderança do Grupo G. No outro jogo da chave, a seleção suíça venceu Camarões por 1 a 0, gol marcado por Embolo.

O primeiro tempo revelou à Seleção Brasileira que a tarefa de vencer uma seleção europeia que teve boa performance nas eliminatórias não seria fácil. A Sérvia estacionou o ônibus vermelho no campo de defesa e exigiu do Brasil uma criatividade que estava em falta.

Como resultado, um amplo domínio do Brasil, mas sem muitas chances de gol. De efetivo mesmo somente um lançamento que o Vinicius JR não aproveitou e um chute fraco de Raphinha. Com Paquetá sumido e Neymar muito caçado, o jeito era colocar a bola nos pontas e Vinicius JR começou a chamar a responsabilidade.

No segundo tempo, o Brasil deixou no vestiário a falta de efetividade e foi para cima daquele que se mostrava um adversário osso duro de roer. Com imposição física e tática e maior participação dos laterais, as chances foram aparecendo e o gol era questão de tempo.

E durou exatos 16 minutos. Após bela jogada individual de Neymar, a bola sobrou dentro da área para Vinicius JR que bateu de primeira e obrigou o goleiro sérvio a fazer uma difícil defesa. A questão é que após a defesa a bola sobrou dentro da pequena área e Richarlison não perdoou. 1 a 0 Brasil.

Vinicius JR foi um dos destaques da vitória do Brasil contra a Sérvia. Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

Vale ressaltar que o “pombo”, como Richarlison é conhecido, quebrou um tabu. Desde 2002, com Ronaldo, o camisa 9 da seleção brasileira não marcava um gol no jogo de estreia da Copa do Mundo.

O Brasil não ficou satisfeito com a vantagem do placar e continuou a jogar no campo de ataque, acuando a seleção da Sérvia que obviamente começava a se preocupar em não tomar mais gols. Aos 70 minutos de jogo eram 15 finalizações do Brasil contra duas cabeçadas da seleção europeia. Mas era necessário fazer mais gol, pois futebol é jogado.

O segundo gol veio aos 27 minutos, em alto estilo e com assistência de Vini JR, cria de São Gonçalo. O ex-jogador do Flamengo recebeu pela ponta esquerda e fez belo lançamento para Richarlison. O camisa nove ajeitou a bola e como ela subiu emendou um voleio, sem chances para o gigante sérvio de 2,02m. Golaço!

Daí para frente Tite passou a rodar o elenco para dar ao Brasil mais alternativas de jogo, provavelmente pensando no próximo jogo contra a Suíça, já que tamanha a superioridade poucos apostariam em um empate da Sérvia.

Richarlison arma o voleio e marca o segundo gol do Brasil conta a Sérvia. Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

O Brasil continuou a dominar o jogo e empilhar chances, terminando o jogo com saldo positivo de uma ótima estreia. É preciso levar em consideração que de todos os campeões mundiais a seleção brasileira foi a única a enfrentar um adversário mais forte.

O primeiro jogo só não foi perfeito por conta das preocupantes imagens de Neymar. Após apanhar bastante o camisa 10 da seleção saiu com dor no tornozelo e as câmeras o flagraram com a camisa no rosto em posição que sugere dor e tristeza por conta da lesão.

O Brasil volta a jogar na Copa do Mundo na próxima segunda-feira (28) às 13h (horário de Brasília-DF) contra a Suíça. No outro jogo do grupo, Sérvia e Camarões se enfrentam às 7h.

O jogo do Brasil foi o último da 1ª rodada da Copa. Confira os grupos

Grupo A
Catar 0 x 2 Equador
Senegal 0 x 2 Holanda

Grupo B
Inglaterra 6 x 2 Irã
Estados Unidos 1 x 1 País de Gales

Grupo C
Argentina 1 x 2 Arábia Saudita
México 0 x 0 Polônia

Grupo D
Dinamarca 0 x 0 Tunísia
França 4 x 1 Austrália

Grupo E
Alemanha 1 x 2 Japão
Espanha 7 x 0 Costa Rica

Grupo F
Marrocos 0 x 0 Croácia
Bélgica 1 x 0 Canadá

Grupo G
Suíça 1 x 0 Camarões
Brasil 2 x 0 Sérvia

Grupo H
Uruguai 0 x 0 Coreia do Sul
Portugal 3 x 2 Gana