A Copa do Mundo de Jiu-Jitsu Olímpico, realizada no último fim de semana em Deodoro, na capital fluminense, rendeu título para Quissamã, cidade do Norte Fluminense. Deivis Rodrigues, lutador do Bolsa Atleta da cidade, se consagrou vice-campeão faixa marrom, na categoria médio, de até 82 kg. Com o resultado, Deivis assegurou o primeiro lugar no ranking nacional da categoria.
O atleta fez uma análise da sua performance no campeonato, o último da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico (CBJJO) que ele disputa em 2022. “Foram duas lutas. A primeira eu finalizei com um estrangulamento, mas fui parado na final com a perda de um ponto. E hoje (sábado) foi um grande dia. Último no ano e ainda obtive o primeiro lutar no ranking. O campeonato foi para finalizar com chave de ouro esse ano, em que será a minha graduação para faixa preta”, comentou Deivis.
Início em Quissamã
Só neste ano, Deivis conquistou o ouro no Mundial sem kimono, ouro no Brasileiro, prata no Mundial, bronze no Panamericano e prata no Word Cup Mundial. Deivis começou no esporte no Ginásio de Quissamã, em 2013, com o professor Fábio Guimarães, até a conquista da faixa roxa. Após dois anos, iniciou os treinamentos em Macaé na equipe CMT, com o Mestre César.
Quase dez anos depois, entre a rotina de vida pessoal, trabalho e treino, o atleta ainda consegue se dedicar a um projeto social no bairro Santa Catarina. Deivis explica como é encaixar todos os compromissos na agenda.
“Sou segurança e treino todos os dias que estou de plantão. Saio de casa às 4 horas para Macaé. Trabalho até às 19 horas e logo após vou para o treino até às 21 horas. Na minha folga, dou aula para a minha equipe em Quissamã e aos sábados e domingos dou aula para as crianças do meu projeto social em Santa Catarina, que em breve estarão representando Quissamã e sua comunidade nos campeonatos”, disse.
Os alunos do faixa marrom não ficaram de fora, representando Quissamã pelo Brasil. Ronaltt conquistou o campeonato Mundial, Dharvison, campeão Sul-americano, Phelype, bronze no Sul-americana; Vinícius Magno, vice-campeão mundial, Ronaldo, vice-campeão do World Pro; Gabriel, bronze no Mundial.