A Guarda Municipal de Maricá, vinculada à Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (SEOP), completou 20 anos de criação no último sábado (10). A instituição atua diariamente em todos os quatro distritos da cidade com ações de patrulhamento proporcionando mais sensação de segurança à população da cidade do Leste Fluminense.
A lei que criou a Guarda Municipal de Maricá foi publicada no dia 10 de dezembro de 2002, data em que 48 profissionais foram aprovados no primeiro concurso público com o desafio de compor a primeira turma da GM. O secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Júlio César Veras, destacou o crescimento da instituição e os serviços prestados.
“A instituição vem crescendo e prestando um serviço de qualidade e relevância aos munícipes ao longo desses 20 anos. A Guarda Municipal de Maricá está se especializando, criando novos grupamentos que prestam auxílio essencial para a cidade. Parabenizo a todos os guardas municipais que atuam diariamente para servir a nossa população!”, destacou o secretário, que também garantiu que a GM terá uma nova sede em 2023, na região central da cidade.
Reajuste de 100% no adicional de periculosidade e instituição do RAS
Nesta semana de comemorações do aniversário da instituição, o prefeito Fabiano Horta anunciou o reajuste de 40% para 100% no adicional de periculosidade da categoria e a criação do Regime Adicional de Serviço (RAS), pago quando os servidores atuam na folga. O projeto com as medidas foi entregue na última quarta-feira (7) ao presidente do legislativo maricaense, vereador Aldair de Linda, e deve ser votada até a próxima quarta-feira (14).
A Guarda Municipal de Maricá, atualmente, conta com 391 agentes e atuam em diversas frentes de patrulhamento na cidade, como no controle urbano, na fiscalização de trânsito e na prevenção de crimes e pequenos delitos, com objetivo de dar mais segurança a moradores e turistas.
O comandante da Guarda Municipal, Ricardo Vianna, destacou a importância da instituição no dia a dia do cidadão maricaense. “Em Maricá, o cenário mostra a Guarda Municipal atuando nas ruas preventivamente, atendendo ocorrências pelo telefone emergencial 153 e apoiando outros órgãos em ocorrências de caráter social, buscando sempre a segurança e bem estar do cidadão. Sinto-me honrado em pertencer a nossa gloriosa Guarda Municipal de Maricá e parabenizo os agentes pelos 20 anos de serviços prestados”, parabenizou.
Indicadores da Guarda Municipal
No ano de 2022, até o dia 6 de dezembro, a Guarda Municipal registrou 5.499 ocorrências diversas que resultaram em 88 conduções para a delegacia. Entre os grupamentos, a Ronda Escolar realizou 2.123 visitas às unidades escolares do município, 37 palestras e 42 mediações de conflitos. Já o grupamento Especial de Defesa Ambiental atuou em 146 queimadas irregulares, 127 resgates de animais silvestres e 39 resgates após denúncias de maus tratos e animais domésticos.
Já o Grupamento Maria da Penha atuou em 175 ocorrências, entre elas 27 de violência doméstica, oito de descumprimento de medida protetiva e 41 apoios ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher; por fim, o Grupamento de Pronto Emprego realizou 140 ocorrências diversas na cidade.