O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, que funciona no Hospital São João Batista (HSJB), comemora o aumento de 1.099 doadores de sangue em relação a 2021. De janeiro a novembro do ano passado, a unidade registrou 3.345 doadores de sangue, enquanto em 2022, o número chegou a 4.444. A promoção e a adesão às campanhas de doação coletiva envolvendo servidores públicos, estudantes, forças de segurança, projetos sociais e outros grupos foram fundamentais para o resultado positivo.
O coordenador técnico do Núcleo de Hemoterapia, o médico hematologista Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima, comemorou o aumento dos números de doações de sangue na cidade do Sul Fluminense.
“Quero agradecer às pessoas que, em ato de solidariedade, fizeram a doação de sangue. Também temos que agradecer à Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), que disponibiliza transporte para os doadores e outros setores da prefeitura”, disse ele, que lembrou a importância de se tornar um doador voluntário periódico.
“Os homens podem doar com um intervalo de dois meses, e as mulheres precisam de um intervalo de três meses entre as doações”, completou.
Seis locais à disposição de doadores de sangue
O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda atende seis hospitais. O próprio Hospital São João Batista (HSJB), onde funciona; o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro; o Hospital Nelson dos Santos Gonçalves (antigo Cais Aterrado); além de um hospital privado no município. E ainda fornece hemocomponentes para unidades em outros dois municípios.
A captação de doadores é feita das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Antes da coleta, todos passam por triagem clínica. Não é necessário o agendamento para a realização da doação e nem estar em jejum. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (24) 3339-4242 (ramais 325 e 326).
Pode doar qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis; é necessário estar em boas condições de saúde; e aguardar dois dias se foi vacinado contra a Covid-19 com a vacina CoronaVac, e sete dias se foi vacinado contra a Covid-19 com outro imunizante.