Opinião

A atividade física ao longo dos tempos

*Por Marcello Barbosa

Remetendo-nos aos primórdios da humanidade, podemos afirmar que durante o período pré-histórico, o homem dependia de sua força, resistência e velocidade para sobreviver. Seus constantes deslocamentos em busca de alimento e moradia, sua necessidade de caçar e lutar pela sobrevivência, forçava-o a ser extremamente ativo fisicamente.

Posteriormente, na Grécia antiga, a atividade física era desenvolvida na forma de ginástica e tinha como finalidade desenvolver a destreza, a beleza e a força. A aptidão física era muito valorizada e esse costume foi mantido pelos romanos após a conquista da Grécia, mas com ênfase ao treinamento com fins bélicos (guerra) ou para treinamento de gladiadores.

Muito tempo depois, já no século XIX, na Europa, surge a educação física escolar na forma de jogos e danças. Neste mesmo século, no que concerne o Brasil, os programas de atividade física nascem alicerçados em bases médicas, relacionando a saúde do indivíduo, a uma boa postura e a “aparência saudável” (Pitanga, 2002).

Na década de 1930, o exercício com fins militares são preconizados e mais tarde, em meados de 1970, a tendência esportiva desponta e promove um crescimento da atividade física com objetivos competitivos.

Atualmente, o exercício físico, embora tenha ligações com um escopo amplo de objetivos, possui um olhar mais voltado para as questões relacionadas à saúde, tanto sob o ponto de vista preventivo quanto curativo (reabilitação), tendo em sua defesa, um grande acervo de pesquisas, artigos científicos e trabalhos que indicam e comprovam os benefícios associados a sua prática regular.

Existem inúmeras formas e possibilidades de se praticar atividades físicas, seja através de um esporte, de exercícios ou de um estilo de vida ativo. A escolha depende do desejo ou necessidade de cada pessoa e requer alguns cuidados, como o respeito à individualidade biológica, estado de saúde e nível de treinamento, para que a atividade seja segura, constante e benéfica.


*Marcello Barbosa, Subsecretário de Esportes RJ, é Professor de Educação Física e Mestre em Projetos Sociais e Intervenção Socioeducativa.

Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Substituição do Riocard Mais começa em Friburgo

Os usuários do transporte coletivo municipal de Nova Friburgo, na Região Serrana, que têm direito…

15 horas atrás

Capacitação para prevenção da violência na infância é promovida em Mesquita

A Prefeitura de Mesquita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a capacitação “Infância…

15 horas atrás

Casimiro de Abreu divulga lista da pré-matrícula da Rede Municipal

A Secretaria Municipal de Educação de Casimiro de Abreu, no Leste Fluminense, disponibiliza, a partir…

15 horas atrás

Secovi Rio empossa nova diretoria para o quadriênio 2026–2030

O Secovi Rio (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e…

17 horas atrás

Firjan Sul Fluminense sedia Hora Técnica da Procuradoria do Inea

A Firjan Sul Fluminense sediou, na última quinta-feira (22), a Hora Técnica da Procuradoria do…

18 horas atrás

Fculti Verão leva programação cultural gratuita a Itaguaí

A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza entre os dias…

2 dias atrás