No século XIX, na Europa, surge a educação física escolar na forma de jogos e danças.
*Por Marcello Barbosa
Remetendo-nos aos primórdios da humanidade, podemos afirmar que durante o período pré-histórico, o homem dependia de sua força, resistência e velocidade para sobreviver. Seus constantes deslocamentos em busca de alimento e moradia, sua necessidade de caçar e lutar pela sobrevivência, forçava-o a ser extremamente ativo fisicamente.
Posteriormente, na Grécia antiga, a atividade física era desenvolvida na forma de ginástica e tinha como finalidade desenvolver a destreza, a beleza e a força. A aptidão física era muito valorizada e esse costume foi mantido pelos romanos após a conquista da Grécia, mas com ênfase ao treinamento com fins bélicos (guerra) ou para treinamento de gladiadores.
Muito tempo depois, já no século XIX, na Europa, surge a educação física escolar na forma de jogos e danças. Neste mesmo século, no que concerne o Brasil, os programas de atividade física nascem alicerçados em bases médicas, relacionando a saúde do indivíduo, a uma boa postura e a “aparência saudável” (Pitanga, 2002).
Na década de 1930, o exercício com fins militares são preconizados e mais tarde, em meados de 1970, a tendência esportiva desponta e promove um crescimento da atividade física com objetivos competitivos.
Atualmente, o exercício físico, embora tenha ligações com um escopo amplo de objetivos, possui um olhar mais voltado para as questões relacionadas à saúde, tanto sob o ponto de vista preventivo quanto curativo (reabilitação), tendo em sua defesa, um grande acervo de pesquisas, artigos científicos e trabalhos que indicam e comprovam os benefícios associados a sua prática regular.
Existem inúmeras formas e possibilidades de se praticar atividades físicas, seja através de um esporte, de exercícios ou de um estilo de vida ativo. A escolha depende do desejo ou necessidade de cada pessoa e requer alguns cuidados, como o respeito à individualidade biológica, estado de saúde e nível de treinamento, para que a atividade seja segura, constante e benéfica.
*Marcello Barbosa, Subsecretário de Esportes RJ, é Professor de Educação Física e Mestre em Projetos Sociais e Intervenção Socioeducativa.
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