Fotos: Gilsse Campos
Eu sentei na cadeira da frisa do Teatro Municipal com plena consciência do privilégio que é assistir à ópera Madame Butterfly, de Puccini. O público esperou onze anos para que essa aclamada produção voltasse ao Rio e ela veio com a direção cênica do experiente colombiano Pedro Salazar. Além da história comovente, a produção com Coro e Orquestra Sinfônica (maestro Alessandro Sangiorgi), elevaram a temperatura da força e da beleza da música e das grandes vozes de Eiko Senda e Daniela Tabernig.
Fui convidada pela amiga arquiteta Ana Cristina Carvalho, graduada em Relações Internacionais pela Universidade de Viena.e Presidente da CAFRAN – Câmara de Comércio Africa, Américas e Caribe. Ela foi presenteada com a frisa pelo Diretor do Teatro, Eric Hererro. Adorei cada minuto dessa noite linda: é importante seguirmos o calendário do Teatro Municipal.
Acho que como ela, só tem ela: Sylvia de Castro. A permanência de Sylvia como colunista do Rio – hoje na revista online Mais Rio de Janeiro – já mostra o alto grau de confiança, seriedade e talento que ela empresta ao seu trabalho.
Sylvia é testemunha dos grandes acontecimentos da sociedade carioca que foram narrados por ela ao lado de gente séria, com quem trabalhou: Nina Chavs, Daniel Más, Jacinto de Thormes, Hildegard Angel.
Um dia desses, ela me disse que sentia falta de marshmallow nas lojas de sorvete do Rio. Eu disse a ela que 2 colheres de sopa de açúcar para cada clara de ovo, no fogo – em banho-maria – podem virar marshmallow se você derramar ainda quente na batedeira.
Mas, como boa jornalista, Sylvia pesquisou o assunto e me deu uma dica: quem quiser marshmallow tem que ir a Curitiba e procurar a Sorveteria Formiga!!! Grande Sylvinha.
Eu pego o celular, ligo no spotify, clico em Eliana Pitman e a voz da maior cantora do Brasil entra na minha sala cantando The Man I Love! Essa canção já tem 100 anos e colocou George Gershwin no altar dos imortais do século XX, aos 26 anos de idade.
E Eliana Pittman nos traz tudo isso no seu novo CD, além de As Time Goes By, Over the Rainbow e outros clássicos. Ela começou sua carreira incentivada pelo marido de sua mãe, o saxofonista de Jazz norte-americano Booker Pittman, que se apresentava com Louis Armstrong e Count Basie.
Além de grande atriz e cantora, Eliana Pittman é uma mulher de imenso charme e inteligência. Pela foto que eu tirei numa das nossas noitadas de papo e música, dá pra perceber que ela tem muito mais do que beleza e talento. Sem querer fazer fofoca, ela ganhou esse capotante colar de pedras brasileiras de um fã que não quero dizer o nome, mas eu sei.
Eu amo a Confeitaria Colombo. É delirante frequentar aquele espaço centenário com decoração Art Nouveau com os enormes espelhos de cristal emoldurados por frisos talhados em madeira de jacarandá. Fiquei comovida com o convite de Maurício Assis, dono da Colombo, para levar o meu Programa Agenda Gilsse Campos (Rádio Manchete, de Miguel Nasseh) para ser gravado no mesmo salão frequentado por Rui Barbosa e Olavo Bilac. Foram anos maravilhosos trabalhando dentro da Confeitaria, com a presença do pianista Zé-Maria Camiloto Rocha que tocava e cantava durante o programa.
Hoje, a Colombo é dirigida por Roberto Assis, irmão de Maurício. E esse clima de pura arte combina com a querida museóloga, professora e autora Vera Tostes, que já foi diretora do Museu Histórico Nacional e é responsável por programas de intercâmbio acadêmico com a França, Espanha, Portugal, Japão e Catar. E Vera Tostes também é Leiloeira Pública oficial, além de enfeitar a minha página nessa foto que eu fiz com muita honra.
Como uma pessoa pode pensar em comemorar o aniversário de 70 anos, tendo 10 irmãos, 4 filhos, 9 netos, 45 sobrinhos-netos e 35 sobrinhos-bisnetos? E nem estou falando de genros, noras e primos. Essa é Monica Clark, também campeã de amigas, que organizaram para ela uma linda Missa com padre Geovanne, na Paróquia São José na Lagoa, que ficou lotada.
Depois da Missa, as amigas decoraram a parte externa da Igreja com toldos, mesas e ombrelones e ofereceram uma capotante mesa de docinhos e bolos da Raphs Patisserie, de Raphaela Severiano Ribeiro. Sem a menor dúvida, o afeto e carinho do marido, Sergio Clark, chamaram a minha atenção. É muito bom ver pessoas convivendo com amor. As minhas fotos: Monica Clark com a amiga Léa Nigri e o grande estilista Heckel Verri com Clara Magalhães, que emocionou a todos cantando a Ave-Maria.
Como todo mundo, eu tenho um amigão: o preparador físico Luiz Felipe Caldas. Desde a pandemia ele e o grupinho que está na foto, saem, diariamente. nadando da Praia Vermelha até o Leme.
No meio do caminho, eles descansam na Praia do Anel, uma área do Exército onde não tem areia, só pedras. O mais bacana de tudo é que ele diz que a água está sempre limpíssima, a não ser nos dias de chuva. Já combinei de me juntar a eles e estamos aguardando adesões!
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Quer contribuir para o giro e sugerir dicas de bares e restaurantes, pautas e outras delícias para a coluna? Envie um email para gilssecampos@gmail.com.
Por Juedir Teixeira* Nos dias de hoje, a sustentabilidade é uma palavra que ressoa com…
As cidades de Petrópolis e Niterói, atendidas pelas concessionárias Águas do Imperador e Águas de…
A Escola Municipal Monteiro Lobato, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, promoveu uma oficina que…
Por Marcos Vinicius Cabral Uma vitória e um empate marcaram a estreia do novo nome…
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) decidiu, nesta segunda-feira (8), revogar a prisão…
O deputado federal Lindbergh Farias (PT) comemorou seu aniversário no último dia 7 de dezembro,…