A mais recente pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Brada, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RJ-09108/2024, confirma o favoritismo de Aarão de Moura Brito (PP) na corrida pela prefeitura de Mangaratiba, no Sul Fluminense. Com 49,8% das intenções de voto, o candidato se consolida na liderança, abrindo uma margem significativa sobre Luiz Cláudio, que conta com 32,7% de apoio popular.
Luiz Cláudio é apontado como o sucessor do atual prefeito, Alan Bombeiro, mas enfrenta dificuldades em alcançar Aarão. A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de agosto de 2024, e ouviu 1.060 eleitores em diferentes pontos de fluxo populacional do município. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%, o que significa que os resultados têm alta probabilidade de refletir a realidade eleitoral, se replicados nas mesmas condições.
Segundo a metodologia aplicada, a pesquisa foi do tipo não probabilístico, com seleção de entrevistados feita por cotas que consideram variáveis como sexo, faixa etária, escolaridade e renda familiar, de acordo com a distribuição do eleitorado de Mangaratiba. As entrevistas foram realizadas presencialmente, e os dados coletados foram registrados em dispositivos eletrônicos.
Além dos dois principais candidatos, a pesquisa também registrou 6,5% de intenções de voto nulo ou branco, e 11% dos eleitores ainda estão indecisos.
Cenário cenário político em Mangaratiba teve reviravolta com absolvição de Aarão
Em julho deste ano, o cenário político em Mangaratiba passou por uma significativa mudança com a absolvição de Aarão de Moura Britto pelo Tribunal de Justiça (TJ). Com três mandatos anteriores como prefeito, Aarão retorna à disputa eleitoral, após ser absolvido por unanimidade das acusações que enfrentava.
Com o avanço da campanha e a proximidade das eleições municipais, no dia 6 de outubro, o cenário pode apresentar mudanças, mas Aarão segue como o favorito para vencer a disputa e assumir a prefeitura de Mangaratiba em 2025.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.