A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Estado do Rio de Janeiro (Abrasel RJ) divulgou nota pública nesta quarta-feira (10) manifestando repúdio ao projeto da Prefeitura do Rio que prevê aumento significativo da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (COSIP), em tramitação na Câmara Municipal.
Segundo a entidade, a medida representa um acréscimo relevante nos custos dos negócios de alimentação fora do lar e está sendo conduzida sem amplo debate com os setores diretamente afetados. A Abrasel RJ representa mais de 40 mil estabelecimentos, que ainda buscam superar os efeitos da pandemia.
Abrasel RJ alerta possíveis efeitos em cadeia
A associação alerta para possíveis efeitos em cadeia da proposta, como aumento nos preços de fornecedores locais e elevação de custos indiretos para bares e restaurantes. Pesquisa realizada pela própria entidade em agosto de 2025 aponta que 28% dos estabelecimentos do setor apresentam dívidas em atraso, principalmente fiscais e com fornecedores.
De acordo com a nota, o aumento da COSIP pode ampliar a inadimplência, dificultar a manutenção de empregos e levar ao fechamento de negócios. A Abrasel RJ afirma estar à disposição da Prefeitura e dos vereadores para dialogar e buscar alternativas que minimizem riscos ao setor.
A entidade ressalta ainda que bares e restaurantes contribuem para a segurança urbana ao manter ruas movimentadas e iluminadas, alinhando-se ao objetivo estratégico da Prefeitura de melhorar a segurança pública. Para a associação, a proposta vai na contramão de sua missão de “termos um país mais simples para empreender e melhor para viver”.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.