Categorias: Educação

Degase forma primeira turma do projeto Novos Caminhos, de formação de adolescentes

A primeira turma do projeto Novos Caminhos, programa do Departamento Geral de Ações Sócio Educativas (Degase) direcionado a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, está oficialmente formada. No total, 47 jovens concluíram seus cursos em 24 unidades de todo o estado do Rio de Janeiro.

O projeto faz parte do Programa Somos, resultado de parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e trabalha questões como empreendedorismo, cidadania, mercado de trabalho, elaboração de currículo, postura no ambiente de trabalho, plano de carreira, projeto de vida, entre outros.

O objetivo é aprofundar os conhecimentos e formação técnica, além de qualificação profissional, integração, construção de valores, perspectivas e realidades mais justas e igualitárias, oferecendo a chance de resgate da cidadania e de um projeto de vida transformador.

O diretor-geral do Degase, Victor Poubel, comentou sobre a importância do projeto Novos Caminhos. “Um dos objetivos desse projeto é mostrar para os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas que eles podem conquistar o que quiserem, basta se esforçar para conseguir. Mostrar um novo caminho para realizarem seus sonhos”.

De acordo com o secretário de educação, Alexandre Valle, o projeto está alinhado com as proposições apresentadas pelos parâmetros legislativos nacionais, em especial com o Estatuto da Criança e do Adolescente, do SINASE, da Lei de Diretrizes e Bases Nacional e a Lei da Aprendizagem. “A socioeducação do estado do Rio de Janeiro está se aprimorando, sendo referência de boas práticas por todo o país. Essa é a nossa missão”, finalizou o secretário.

O programa Novos Caminhos

O Programa Somos reúne 10 projetos em seu escopo com ações voltadas para socioeducandos, egressos, familiares e servidores. São eles: Famílias que Somam, Superação, Saberes Profissionais, Novos Caminhos, Movimento e Arte em Foco, Leitor em Ação, Programa de Atendimento as Famílias, Robótica/Inovação, DEGASE sem Discriminação e Reforço Escolar.

Segundo o departamento, todos estão diretamente relacionados à eficácia do atendimento socioeducativo, com investimentos na família, no servidor e no próprio adolescente, com objetivo de potencializar cada vez mais a socioeducação no Estado do Rio de Janeiro.

Posts Recentes

Locação Summit by Secovi Rio acontece no dia 1º de setembro no Museu do Amanhã

No dia 1º de setembro, o Secovi Rio – Sindicato da Habitação do Rio de…

29 minutos atrás

Suderj e Sebrae Rio inauguram Sala de Atendimento na Rocinha

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Suderj, e o Sebrae…

56 minutos atrás

Mostra Competitiva de Curtas está com inscrições abertas no RJ

O Cine Quatro Estações Mangaratiba, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio…

21 horas atrás

Clínica Veterinária Municipal de Nilópolis tem obras em andamento

As obras da Clínica Veterinária Municipal de Nilópolis, no bairro Nova Cidade, seguem em andamento…

21 horas atrás

Operação em Macaé remove fios soltos

A Prefeitura de Macaé iniciou, nesta segunda-feira (25), a operação de remoção de fios soltos…

21 horas atrás

Edital de projetos socioculturais é lançado pelo MetrôRio

O MetrôRio abriu nesta segunda-feira (25) as inscrições para o Edital Público de Seleção de…

22 horas atrás