Categorias: Educação

Degase forma primeira turma do projeto Novos Caminhos, de formação de adolescentes

A primeira turma do projeto Novos Caminhos, programa do Departamento Geral de Ações Sócio Educativas (Degase) direcionado a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, está oficialmente formada. No total, 47 jovens concluíram seus cursos em 24 unidades de todo o estado do Rio de Janeiro.

O projeto faz parte do Programa Somos, resultado de parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e trabalha questões como empreendedorismo, cidadania, mercado de trabalho, elaboração de currículo, postura no ambiente de trabalho, plano de carreira, projeto de vida, entre outros.

O objetivo é aprofundar os conhecimentos e formação técnica, além de qualificação profissional, integração, construção de valores, perspectivas e realidades mais justas e igualitárias, oferecendo a chance de resgate da cidadania e de um projeto de vida transformador.

O diretor-geral do Degase, Victor Poubel, comentou sobre a importância do projeto Novos Caminhos. “Um dos objetivos desse projeto é mostrar para os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas que eles podem conquistar o que quiserem, basta se esforçar para conseguir. Mostrar um novo caminho para realizarem seus sonhos”.

De acordo com o secretário de educação, Alexandre Valle, o projeto está alinhado com as proposições apresentadas pelos parâmetros legislativos nacionais, em especial com o Estatuto da Criança e do Adolescente, do SINASE, da Lei de Diretrizes e Bases Nacional e a Lei da Aprendizagem. “A socioeducação do estado do Rio de Janeiro está se aprimorando, sendo referência de boas práticas por todo o país. Essa é a nossa missão”, finalizou o secretário.

O programa Novos Caminhos

O Programa Somos reúne 10 projetos em seu escopo com ações voltadas para socioeducandos, egressos, familiares e servidores. São eles: Famílias que Somam, Superação, Saberes Profissionais, Novos Caminhos, Movimento e Arte em Foco, Leitor em Ação, Programa de Atendimento as Famílias, Robótica/Inovação, DEGASE sem Discriminação e Reforço Escolar.

Segundo o departamento, todos estão diretamente relacionados à eficácia do atendimento socioeducativo, com investimentos na família, no servidor e no próprio adolescente, com objetivo de potencializar cada vez mais a socioeducação no Estado do Rio de Janeiro.

Posts Recentes

Bienal do Livro leva literatura ao metrô do Rio

Uma viagem de metrô diferente, com destino ao universo das histórias. Na última terça-feira (20),…

17 horas atrás

Secovi Rio firma parceria com a Prefeitura de Niterói e contribui com painel inédito sobre o mercado imobiliário da cidade

O Secovi Rio deu mais um passo importante na consolidação de sua atuação como referência…

18 horas atrás

Lula, Capanema e o Mérito Cultural

Em cerimônia na tarde desta terça-feira (20) o Presidente Lula reinaugurou o Palácio Capanema que…

21 horas atrás

Vendas no outono devem crescer 2% no Rio de Janeiro

O outono de 2025 traz perspectivas otimistas para o comércio varejista do Rio de Janeiro,…

21 horas atrás

Feira oferece vagas no setor hoteleiro do Rio

Na última segunda-feira (19), o setor hoteleiro do Rio de Janeiro se mobilizou em mais…

22 horas atrás

Faetec abre 4.411 vagas para processo seletivo do 2º semestre

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas para o processo…

2 dias atrás