Meio Ambiente
Parceria

Acordo amplia uso do sistema ILPF em todo o Estado

Parceria entre Secretaria de Agricultura e Rede ILPF busca recuperar áreas degradadas e ampliar a sustentabilidade da agropecuária fluminense.

Compartilhe:
27 de agosto de 2025
Sara Oliveira
Acordo amplia uso do sistema ILPF em todo o Estado
Acordo prevê capacitação técnica, transferência de tecnologia e recuperação de pastagens. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio de Janeiro e a Associação Rede ILPF assinaram, na última quinta-feira (21), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para fomentar a adoção e expansão do Sistema Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) em todo o território fluminense.

Com duração inicial de três anos, o acordo prevê a identificação de áreas com potencial para implantação do sistema, especialmente pastagens degradadas, a criação de Unidades de Referência Tecnológica (URTs) e a realização de uma agenda de capacitação técnica e transferência de tecnologia. Estão previstas ações como dias de campo, palestras e treinamentos para difundir os benefícios socioambientais e econômicos dos sistemas integrados.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado do Rio de Janeiro tem 1,4 milhão de hectares destinados ao uso agropecuário, sendo metade em pastagens — 30% delas com algum nível de degradação.

O presidente-executivo da Rede ILPF, Francisco Matturro, destacou o potencial do Estado na adoção da prática. “O Rio de Janeiro tem grande potencial para avançar na adoção do Sistema ILPF, especialmente em áreas de pastagens degradadas. Com esse acordo, criamos condições para levar conhecimento, tecnologia e apoio direto ao produtor rural, mostrando que é possível produzir mais e melhor, com respeito ao meio ambiente e geração de renda”.

Acordo representa um marco para a agricultura sustentável no Estado

Para o secretário de Estado de Agricultura, Dr. Flávio, o ACT representa um marco para a agricultura sustentável no Estado. “Estamos saindo do campo das intenções e partindo para ações práticas que vão transformar a realidade do produtor fluminense. Com tecnologia, capacitação e inovação, vamos recuperar áreas degradadas, ampliar a produtividade e gerar novas oportunidades para o setor”, afirmou.

A assinatura do ACT insere o Rio de Janeiro entre os estados que já contam com os Programas Integras da Rede ILPF, junto a São Paulo, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */