Meio Ambiente

Acordo para criação da Metrópole Azul é assinado

O Governo do Estado do Rio de Janeiro firmou um importante acordo com a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da Universidade Federal Rural (FAPUR/UFRRJ) para o lançamento da Metrópole Azul. A iniciativa busca explorar e integrar o potencial produtivo dos rios, lagoas e recursos marinhos, conectando os 25 municípios costeiros do Estado à chamada Economia Azul.

Segundo o governador Cláudio Castro, o projeto visa promover o desenvolvimento de maneira sustentável, combinando benefícios sociais e ambientais. “O social e o ambiental andam juntos. Queremos, com esse projeto, melhorar a qualidade de vida das pessoas que dependem do mar e de seus recursos para sobreviver”, destacou o governador.

A Metrópole Azul está alinhada com o Plano de Ação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e as diretrizes da ONU-Habitat, em conformidade com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. A proposta é fortalecer a economia local utilizando o potencial dos recursos naturais, promovendo simultaneamente a preservação ambiental e o bem-estar social.

Planejamento e implementação do acordo

A FAPUR/UFRRJ será responsável pela análise técnica e científica de campo, avaliação da capacidade dos municípios em gerar empregos, renda e aumentar a arrecadação estadual. O contrato, que prevê um período de 24 meses, inclui serviços de consultoria técnica especializada para a elaboração do projeto “Economia Azul do Estado do Rio de Janeiro: apoio técnico-científico, assessoramento, planejamento, governança e política pública”.

Esse processo será crucial para a mensuração dos resultados e governança do projeto, garantindo uma política pública adaptada às especificidades de cada sub-região do estado, com ênfase em resiliência climática, inclusão social, sustentabilidade ambiental e circularidade de insumos. A partir dessas definições, será estabelecido um cronograma de implementação com metas e recursos de fomento necessários.

“A Economia Azul envolve crescimento econômico, inclusão social, preservação, melhoria dos meios de subsistência e a sustentabilidade dos oceanos e áreas costeiras. Nada mais assertivo do que investir em uma ação relacionada ao mar no Rio de Janeiro”, afirmou o secretário do Ambiente, Bernardo Rossi.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Substituição do Riocard Mais começa em Friburgo

Os usuários do transporte coletivo municipal de Nova Friburgo, na Região Serrana, que têm direito…

9 horas atrás

Capacitação para prevenção da violência na infância é promovida em Mesquita

A Prefeitura de Mesquita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a capacitação “Infância…

9 horas atrás

Casimiro de Abreu divulga lista da pré-matrícula da Rede Municipal

A Secretaria Municipal de Educação de Casimiro de Abreu, no Leste Fluminense, disponibiliza, a partir…

9 horas atrás

Secovi Rio empossa nova diretoria para o quadriênio 2026–2030

O Secovi Rio (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e…

11 horas atrás

Firjan Sul Fluminense sedia Hora Técnica da Procuradoria do Inea

A Firjan Sul Fluminense sediou, na última quinta-feira (22), a Hora Técnica da Procuradoria do…

12 horas atrás

Fculti Verão leva programação cultural gratuita a Itaguaí

A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza entre os dias…

1 dia atrás