Micro e pequenas empresas têm até 31/01/2025 para adesão ao Simples Nacional. (Foto: reprodução da internet)
Micro e pequenas empresas em todo o Brasil têm até o dia 31 de janeiro de 2025 para solicitar a adesão ao Simples Nacional, um regime tributário que promete simplificar os processos fiscais e reduzir custos. De acordo com a Receita Federal, empresas que conseguirem a aprovação neste prazo terão seus benefícios aplicados retroativamente a partir de 1º de janeiro de 2025.
O Simples Nacional é um regime de arrecadação tributária que unifica impostos federais, estaduais e municipais em uma única guia de pagamento, facilitando a burocracia e o cumprimento das obrigações tributárias para micro e pequenas empresas. A iniciativa busca fomentar o crescimento dessas empresas, oferecendo um sistema mais acessível e menos oneroso.
A adesão ao Simples Nacional está disponível apenas para microempresas e empresas de pequeno porte, definidas como aquelas com faturamento anual de até R$4,8 milhões. Além do limite de faturamento, outras condições precisam ser atendidas:
As empresas interessadas em aderir ao Simples Nacional devem seguir os seguintes passos no portal do Simples Nacional:
As empresas que já fazem parte do Simples Nacional não precisam refazer o processo. A permanência no regime é automática, a menos que haja uma solicitação de exclusão por parte do próprio contribuinte ou uma exclusão de ofício.
Atualmente, mais de 23,4 milhões de contribuintes brasileiros estão registrados no Simples Nacional, segundo dados da Receita Federal. Este regime continua a ser uma alternativa vantajosa para micro e pequenas empresas que desejam otimizar sua gestão tributária.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Prefeitura do Rio apresentou, no último dia 5 de fevereiro, no Centro de Operações…
A cidade de Maricá, no Leste Fluminense, tem a expectativa de receber cerca de 600…
A cidade de Barra Mansa, no Sul Fluminense, foi reconhecida nacionalmente com o Selo Ouro…
Na Baixada Fluminense, a Prefeitura de Paracambi, por meio da Defesa Civil Municipal, segue atuando…
O Creci-RJ segue fortalecendo sua presença institucional junto aos principais agentes do mercado imobiliário fluminense.…
O deputado Vitor Junior (PDT) está pedindo uma CPI na Alerj para acompanhar o processo…